
Linguística do Português
Código
722131095
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Formação ao Longo da Vida
Créditos
10
Professor responsável
Maria Teresa Brocardo
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Aprofundar conhecimentos adquiridos e adquirir novos conhecimentos sobre o funcionamento do português.
Sistematizar conceitos básicos de análise linguística.
Identificar traços específicos do português relativos aos vários níveis de análise: fonológico, morfológico, sintático e semântico.
Conhecer metodologias adequadas à descrição de diferentes aspetos do funcionamento da língua.
Caraterizar as comunidades linguísticas em que o português é usado no mundo, em diferentes contextos geográficos, sociais e políticos.
Identificar traços de unidade e variação da língua, em função de fatores históricos, geográficos e sociais.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
1 Aspetos introdutórios
O português no mundo: variedades, dialetos e normas; língua materna / não materna; unilinguismo / multilinguismo; contacto com outras línguas.
Breve perspetiva histórica
2 O oral e o escrito
Aspetos da fonologia
O sistema fonológico do português europeu
Alguns processos fonológicos
A ortografia - caraterização geral
3 Aspetos da morfologia
Flexão nominal e verbal classes e processos flexionais
Formação de palavras categorias e processos
4 Aspetos da sintaxe e semântica
Categorias sintáticas / classes de palavras
Estrutura da frase e funções sintáticas
Processos de coordenação e subordinação
Expressões nominais e construção da referência
Formas / construções verbais marcação categorias linguísticas; interação de marcadores verbais e de outros marcadores
5 O português contemporâneo unidade e variação
Os dialetos do português europeu (breve car.)
Alguns contrastes entre as variedades europeia e brasileira
Algumas especificidades de variedades africanas
Bibliografia
Duarte, Inês 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta
Faria, Isabel., E. Pedro, I. Duarte & C. Gouveia (orgs.) Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho
Mateus, Maria Helena M. et al. 20035. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho
Peres, João Andrade & Telmo Móia. 1995. Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho
Raposo, Eduardo Paiva et al. 2013. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Método de ensino
A unidade curricular está organizada em módulos semanais, em função dos conteúdos programáticos a serem lecionados.
O ensino de cada módulo tem como suporte: vídeos-aula com a exposição de conteúdos, descrição de exemplos selecionados, formulação de problemas, etc.; outros recursos com suporte vídeo, quando se torna necessário complementar os vídeos-aula; outros recursos adaptados a cada módulo de ensino (sínteses, apresentações esquemáticas, quadros, imagens, etc.); indicações bibliográficas / acesso a bibliografia em linha.
Todos os recursos e interação com os estudantes terão como suporte privilegiado a plataforma construída para o efeito.
Método de avaliação
A avaliação centrar se á na resolução de exercícios escritos (por exemplo, representação, análise e classificação de diferentes tipos de unidades linguísticas, considerando diferentes níveis de análise e / ou a sua inter-relação, entre outros tipos de tarefas). Estes exercícios serão realizados ao longo do semestre, contemplando, cada um deles, um bloco programático. Será realizado um teste final, que avaliará de forma mais global os conteúdos lecionados, para a avaliação geral dos conhecimentos adquiridos e das competências de descrição e análise de processos inerentes ao funcionamento do português.