
Psicologia da Adolescência no Campo Educativo
Código
722160010
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
O estudante será capaz de:
a) Compreender as relações existentes entre o desenvolvimento cognitivo e emocional dos jovens e as exigências de nível cognitivo, social e instrumental, presentes nas vias de educação e formação contemporâneas;
b) Identificar e analisar literatura científica relevante na área da psicologia do desenvolvimento;
c) Compreender as mudanças no desenvolvimento psicológico com especial relevo para as mudanças que ocorrem na adolescência;
d) Promover a articulação entre as capacidades de diagnóstico de situações de bloqueio ou de risco na adolescência e as capacidades de activação do desenvolvimento psicológico;
e) Apresentar oralmente e por escrito estudos empíricos articulando-os com as maiores descobertas da psicologia do desenvolvimento contemporânea.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
a) Conceitos e teorias da psicologia do desenvolvimento. Métodos de investigação do desenvolvimento humano.
b) O desenvolvimento cognitivo na adolescência e a questão da generalização das operações formais. A teoria de J. Piaget: estádios, adaptação e organização. O desenvolvimento cognitivo e educação: Jerome Bruner e a importância da estrutura.
c) O desenvolvimento sócio-emocional na adolescência e a formação da identidade. O modelo de Erik Erikson das crises psicossociais ao longo da vida.
d) O desenvolvimento sócio-moral na adolescência e a sua activação. A teoria de Kohlberg e os níveis de desenvolvimento sócio-cognitivo. As regras da sala de aula e a indisciplina.
e) Os jovens que vivem em condições adversas e a questão da resiliência.
Bibliografia
Detry, B., & Simas, F. (2001). Educação, cognição e desenvolvimento. Lisboa: Edinova.
Kaplan, J. S. (1995). Beyond behavior modification (3rd ed.). Austin, TX: PROED.
Lourenço, O. M. (2002). Psicologia do desenvolvimento moral (3.ª ed.). Coimbra: Almedina.
Neuenschwander, M.(2002). Desenvolvimento e identidade na adolescência. Coimbra: Almedina.
Newman, B. M., & Newman, P. (2011). Lifespan development: A psychosocial approach (11th ed.). Belmont, CA: Wadsworth.
Papalia, D. E., Olds, S. W., & Feldman, R. D. (2009). O mundo da criança (10.ª ed.). Lisboa: McGraw-Hill. (texto recomendado)
Silva, C. F., Nossa, P. N. S., & Silvério, J. M. A. (2008). Incidentes críticos na sala de aula: Análise comportamental aplicada (2.ª ed.). Coimbra: Quarteto.
Santrock, J. W. (2012). A topical approach to life-span development (6th ed.). New York: McGraw-Hill.
Woolfolk, A. (2011). Educational psychology (3rd ed). .). Boston, MA: Allyn & Bacon.
Método de ensino
Exposição teórica por parte do Professor.
Apresentação oral em sala de aula das recensões de artigos/capítulos de livros.
Discussão das temáticas evocadas quer pelas exposições do professor, quer pelas exposições dos alunos.
Método de avaliação
A avaliação compreende um ensaio de 15 páginas sobre um tema sugerido pelo professor e respectiva apresentação à turma e um exame escrito.
Cursos
- Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário e do Francês no Ensino Básico e Secundário
- Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
- Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário
- Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Secundário
- Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
- Ensino de Inglês e de Alemão no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário e do Alemão no Ensino Básico e Secundário
- Ensino de Inglês e de Francês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário