
Didática do Espanhol I
Código
722160029
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
Créditos
10
Professor responsável
Alberto Madrona Fernandez
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Espanhol
Objectivos
a) Adquirir conceitos e terminologia centrais no ensino-aprendizagem do espanhol.
b) Aprofundar a identificação e caracterização do contributo dos vários métodos e abordagens no ensino da língua estrangeira vistos pelos alunos nas Didácticas I do Português ou do Inglês.
c) Familiarizar-se com os programas nacionais de Espanhol e o Plan Curricular del Instituto Cervantes, o nível seguinte de abstração do Marco Común Europeode Referencia para las Lenguas.
d) Desenvolver uma análise e reflexão sobre as crenças do professor e do aluno de LE, e como se reflectem na sala de aula.
e) Desenvolver uma reflexão sobre a carreira docente em LE e as competências que o professor deve possuir.
f) Analisar as competências de produção e de recepção e elaborar propostas de desenvolvimento e integração no quadro de uma unidade didáctica.
g) Promover a consciencialização para a diversidade linguística e cultural do âmbito hispânico.
h) Reflectir, analisar e discutir processos a desenvolver na sala de aula recorrendo aos conhecimentos adquiridos no âmbito da didáctica.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
a) Língua e conceitos subjacentes ao ensino-aprendizagem da LE.
b) Teorias e metodologias de ensino da LE.
c) Capacidades de recepção e de produção.
d) Motivação dos estudantes, diferenças entre estudantes e diferentes contextos de aprendizagem.
e) Planificação e gestão de sala de aula.
f) Teorias e fundamentos para a avaliação.
g) Pedagogia do erro.
h) Instrumentos e técnicas de avaliação.
Bibliografia
Marco Común Europeo de Referencia para las Lenguas (on line: http://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/marco/default.htm).
VV. AA. (2007). Plan Curricular del Instituto Cervantes. Niveles de referencia para el español. Madrid: Biblioteca Nueva (também on-line: http://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/plan_curricular/default.htm)
Dörney, Z. e Murphey, T. (2003). Group Dynamics in the Language Classroom. Cambridge: Cambridge University Press
Estaire, Sh. (2013). Competencia docente en lenguas extranjeras y formación de profesores. Madrid: Edinumen
Richards, J.C. e Lockhart, Ch. (1998). Estrategias de reflexión sobre la enseñanza de idiomas. Madrid: Cambridge University Press
Método de ensino
As aulas são de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, actividades práticas, discussão conjunta e reflexão sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a aplicação prática da teoria, a interacção e a participação activa dos alunos individualmente e em grupo.
Método de avaliação
Avaliação contínua: trabalho prático-teórico consistente na criação de uma Unidade Didática (60%); prova escrita presencial (30%). A participação regular nas sessões será objecto de avaliação (10%).