
Didática do Português II
Código
722160035
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
5
Professor responsável
António Martins Gomes, Maria Antónia Coutinho
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Adquirir saberes e procedimentos fundamentais ao nível da competência científica e da competência didáctica, como condição de qualidade do ensino; ter um conhecimento sustentado de conteúdos e metodologias de análise linguística e literária, indispensáveis a uma transposição didáctica efectiva; reflectir sobre diversas técnicas de ensino da língua e da literatura; desenvolver métodos e práticas de pesquisa e argumentação.
Pré-requisitos
N.A.
Conteúdo
1.1. Questões decorrentes da prática pedagógica.
1.2. Programas escolares: filosofia, estrutura e conteúdos.
1.3. Actividade didáctica: planificação, execução e avaliação.
1.4. Manuais e outros materiais didácticos.
1.5. Trabalho prático sobre conteúdos relevantes do ensino da literatura: apresentações orais.
Bibliografia
AAVV. Didáctica da Língua e da Literatura - Actas do V Congresso Internacional de Didáctica da Língua e da Literatura¸ 2 volumes. Coimbra, Livraria Almedina e Instituto de Língua e Literatura Portuguesas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 2000.
AMOR, Emília. Didáctica do Português. Fundamentos e metodologia, Lisboa: Texto Editora. 1993.
CEIA, Carlos. A Literatura Ensina-se? - Estudos de Teoria Literária, Lisboa, Colibri, 1999.
Incidências, nº 1 [dedicado ao ensino da literatura], Instituto de Estudos Portugueses, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas,
ROCHETA, Maria Isabel; NEVES, Margarida Braga (org.). Ensino da Literatura: Reflexões e Propostas a Contracorrente, Lisboa, Edições Cosmos, 1999.
SILVA, Vítor Manuel de Aguiar e. As Humanidades, os Estudos Culturais, o Ensino da Literatura e a Política da Língua Portuguesa, Coimbra, Almedina. 2010.
VIEIRA, Maria do Carmo. O Ensino do Português. Lisboa: Relógio D` Água Editores, Fundação Francisco Manuel dos Santos. 2010.
Método de ensino
Os estudantes serão motivados para aplicar as competências adquiridas através de actividades práticas, incluindo a discussão sobre diversas técnicas de ensino da língua e da literatura.
Ao longo das sessões, será encorajada a leitura de textos, bem como ao debate e à partilha de ideias relevantes, relativos ao conhecimento de conteúdos e metodologias de análise linguística e literária. Como complemento virtual, será aconselhada a consulta de diversas páginas de internet com interesse pedagógico.
Método de avaliação
A avaliação envolve três itens: uma planificação de unidade didáctica (50%), uma prova escrita (30%) e uma apresentação oral (20%).
Cursos
- Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário e do Francês no Ensino Básico e Secundário
- Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário e do Alemão no Ensino Básico e Secundário
- Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário
- Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Secundário