Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Antropologia da Educação

Código

722170084

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Dar a conhecer o contributo da Antropologia para o estudo dos processos educativos;
2. Fomentar a capacidade de análise dos contextos culturais em que ocorrem os processos de ensino/aprendizagem;
3. Desenvolver a capacidade de análise e de avaliação das dinâmicas presentes no sistema educativo escolar e na relação
entre a escola e a sociedade.
4. Promover o domínio de instrumentos e metodologias científicas na área da Antropologia da Educação.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. A História da Antropologia da Educação e o desenvolvimento desta subdisciplina em Portugal.
2. Os contextos e processos de ensino/aprendizagem não escolares e a transmissão da cultura.
3. Uma discussão antropológica – culturas e epistemologias da infância?
4. A etnografia da escola. Instrumentos metodológicos de pesquisa em meio escolar.
5. A literacia e a oralidade como formas de organização social do pensamento.
6. Multiculturalidade, interculturalidade e o papel do antropólogo como mediador escolar.

Bibliografia

GOODY, Jack (1988 [1977]) Domesticação do Pensamento Selvagem, Lisboa: Presença.
ITURRA, Raúl (1990a) Fugirás à Escola para Trabalhar a Terra. Ensaios de Antropologia Social sobre o Insucesso Escolar, Lisboa: Escher.
JAMES, A., JENKS, C. e PROUST, A. (1998) Theorizing Childhood, Cambridge: Polity Press.
SOUTA, Luís (1997) Multiculturalidade e Educação, Lisboa: Profedições.
SPINDLER, G. (ed.) (2000) Fifty Years of Anthropology and Education 1950-2000: A Spindler Anthology, Nova Iorque: Lawrence Erlbaum.

Método de ensino

Aulas expositivas e seminários de discussão de textos teóricos e de estudos de caso.

Método de avaliação

Cursos