Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Objectos, Identidades e Culturas

Código

722170096

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

10

Professor responsável

Maria Filomena Silvano

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Promover uma reflexão teórica e metodológica alargada em torno de propostas de trabalho que estabelecem relações significativas entre objectos, identidades e cultura.

2. Actualizar essa problemática em torno de estudos de caso concretos resultantes de projectos de investigação realizados pelo docente e pelos seus convidados.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

A disciplina pretende fazer uma actualização dos estudos de cultura material, pondo em causa duas cisões clássicas: entre os objectos de consumo e os objectos etnográficos, museológicos e de arte; entre “o fazer” e “o consumir”. Organiza-se em torno das seguintes temáticas: a) Antropologia e cultura material: as raízes históricas de um campo de estudos renovado; b) Antropologia portuguesa, cultura popular e objectos em perspectiva histórica; c) “Cultura popular”, “alta cultura” e “pop”: novos objectos para a antropologia; d) Globalização e cultura material: coisas e pessoas em trânsito; e) Modos de fazer.

Bibliografia

Ingold,T. 2013.Marcher avec les dragons.Bruxelles:Zones Sensibles.
Lévi-Strauss,C.1962.La Pensée sauvage.Paris:Plon
Kuchler,S. et Were, G. 2009. «Empathie avec la matière-Comment repenser la nature de l’action technique»,Techniques & Culture nº52-53: 190-211
Latour,B.1993.La clef de Berlin et autres leçons d’un amateur de sciences. Paris:La Découverte
Myers,F.2004.«Social agency and the cultural value(s) of the art object».Jornal of Material Culkture. Vol9(2):205-213
Miller,D.2005. «Introduction».In Materiality. D. Miller, dir. Pp.1-50. Durham:Duke University Press
Miller,D.2005. «Introduction».In Clothing as Material Culture. D. Miller et S. Küchler, dir. Pp.1-13. Oxford: Berg
Hansen,K.T.2004.«The world in dress: anthropological perspectives on clothing, fashion, and culture», Annual Review of Anthropology, vol.33:369-392
Warnier,J.P.,1996,Les processus et procédures d’authentification de la culture matérielle, Warnier, J.P. e Rosselin ed., Authentifier la marchandise – anthropologie critique de la quête d’authenticité, Paris, L’Harmattan, (9-38)
MARCOUX,J. S.The Refurbishment of Memory.In MILLER, Daniel (ed.), Home Possessions. Material Culture Behind Closed Doors.Oxford:Berg, 2001, pp. 69-86
Turgeon,L., 2007,La mémoire de la culture matérielle et la culture matérielle de la mémoire,Debary,O. E Turgeon, L. (Ed.) Objets & Mémoires, Paris, MSH editions, (13-36)

Método de ensino

Aulas expositivas dadas pelo docente da cadeira. Aulas abertas no quadro mais alargado dos estudos de cultura material no Departamento de Antropologia. Aulas de discussão tendo por base: a) os estudos de caso apresentados pelo docente ou pelos convidados; b) os textos de referência previamente indicados para cada estudo de caso concreto.

Método de avaliação

Objectos, identidades e culturas é uma disciplina sem exame, o que significa que os alunos terão que obter uma classificação global de 10 valores no conjunto de provas realizadas para a sua aprovação automática.
Os estudantes deverão ler os textos de referência indicados para cada sessão dedicada à discussão dos estudos de caso. Os textos de referência deverão ser apresentadas por um estudantes que os articulará de forma crítica e produtiva com o estudo de caso apresentado. A apresentação dos textos e a assiduidade e participação nas discussões constituem elementos avaliativos do seminário (peso final na avaliação de 50%).
No final do semestre, deverá ser apresentado um ensaio individual com o limite máximo de 10 páginas (Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5), centrado em torno dos temas abordados no seminário e com utilização de pelo menos seis referências constantes da bibliografia (50% na avaliação final).

Cursos