
Escultura e Mosaico da Antiguidade Tardia
Código
722170100
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Possuir conhecimento e capacidade de compreensão da escultura e do mosaico da Antiguidade Tardia, direccionando o aprofundamento tendo em vista a elaboração de uma dissertação especializada ou, pelo menos, de um trabalho complementar da sua especialização.
Saber aplicar os seus conhecimentos à herança artística da Antiguidade Tardia em Portugal.
Integrar conhecimentos, localizar e identificar as inovações e as continuidades artísticas desde a Antiguidade até aos nossos dias.
Ser capaz de comunicar conclusões, desenvolvendo, tendo em vista a dissertação ou seu complemento, investigação sobre testemunhos artísticos que nos ficaram da Antiguidade Tardia.
Actualizar o conhecimento das mais recentes leituras sobre escultura e mosaico da Antiguidade Tardia no nosso território, potenciando uma aprendizagem autónoma ao longo da vida.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Conceito de decor e de ornamentum na Antiguidade.
Signo, símbolo e atributo na representação escultórica e musiva da Antiguidade.
Influências neo-platónicas na Arte da Antiguidade Tardia.
A imagem-signo na Antiguidade Tardia.
A arte do baixo-relevo e os seus contextos.
A arte do mosaico e o seu incremento na Antiguidade Tardia.
Temas comuns representados no baixo-relevo e no mosaico.
Interacção entre o dionisíaco e o apolíneo na arte do sé. III e IV.
A arte romana e a arte das religiões orientais.
Escultura e mosaico paleocristãos.
Bibliografia
GARCIA Y BELLIDO, A. (1949) Esculturas Romanas de España y Portugal, Madrid. GRABAR, A. (1966) Le Premier Art Chrétien, Paris.
GRABAR, A. (1979) Les voies de création en iconographie chrétienne, Paris.
MACIEL, M. J. (1996) Antiguidade Tardia e Paleocristianismo em Portugal, Lisboa.
OLEIRO, J.M.B (1992) Corpus dos Mosaicos Romanos de Portugal, I, Conímbriga, Casa dos Repuxos, Conímbriga.
Método de ensino
Ensino teorico-prático, com recurso a imagens e a visitas de estudo.
Método de avaliação
Ficha de leitura, elaboração de um trabalho pessoal e teste escrito.