Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Modernismo e Modernismos na Arte do Séc. XX

Código

722170109

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

10

Professor responsável

Margarida Brito Alves

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Proporcionar um conhecimento aprofundado sobre os principais problemas que se colocam à produção artística nacional nas primeiras décadas do século XX.
b) Trabalhar os conceitos que historiograficamente definem o “moderno”, a “modernidade” e o “modernismo” na arte portuguesa.
c) Analisar as relações entre a arte moderna e o poder nos Anos 30 e 40 do século XX, explicitando o papel da pintura, da escultura e da arquitectura na consolidação da imagem do Estado Novo.
d) Situar as implicações do contributo dos artistas da chamada “segunda geração do modernismo” nessa acção, discutindo o seu papel.
e) Verificar a importância das propostas do Surrealismo e do Neorealismo no contexto da arte portuguesas desses anos.

Pré-requisitos

-

Conteúdo

1) Do “Humorismo” ao “Modernismo”.
3) A diluição do Futurismo. “Novos” e “velhos” na “Questão da Sociedade Nacional de Belas Artes” em 1921. A arte e o Estado. O papel das revistas e magazines na introdução de um novo gosto. A “Brasileira do Chiado” e as suas pinturas.
4) A Exposição dos “Independentes” em 1930 e o papel da arquitectura no certame.
5) “Política do espírito” e “bom gosto”. A acção de António Ferro no SPN/SNI: salões e prémios. Modernismo e nacionalismo. Arte moderna e arte popular.
6) A arquitectura nos Anos 30 e 40. A Lisboa nova e o papel dos arquitectos na sua construção. Os concursos para o monumento ao Infante D. Henrique em Sagres. A definição arquitectónica da “Exposição do Mundo Português”. A Exposição “15 Anos de Obras públicas” e o l Congresso Nacional de Arquitectura em 1948.
7) Arquitectura versus pintura em 1948. Diogo de Macedo e o Museu de Arte Contemporânea. Surrealismo e Neorealismo.

Bibliografia

ACCIAIUOLI; Margarida, “Exposições do Estado Novo”, Lisboa, Livros Horizonte, 1998.
FRANÇA, José-Augusto, “A Arte em Portugal no século XX”, Lisboa, Bertrand, 1991.
FRANÇA, José-Augusto, “Amadeo e Almada”, Lisboa, Bertrand, 1985.
O surrealismo em Portugal, 1934-1952, catálogo da exp., Lisboa, Museu do Chiado, 2001.
Os anos quarenta na arte portuguesa, catálogo da exp., Lisboa, FCG, 1982

Método de ensino

Aulas semanais teórico-práticas . Completa-se o ensino com a análise de obras apresentadas nas aulas e com a discussão semanal de textos seleccionados dentro da bibliografia.

Método de avaliação

Apresentação e discussão de textos em aula.
Apresentação de 1 trabalho final de investigação (15 p.)

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