Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Arte e Poder no Tempo das Ditaduras

Código

722170113

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Adquirir um conhecimento aprofundado sobre os principais problemas que se colocam à produção artística num período que se baliza entre o fim da 1ª Guerra e o começo da Segunda.
Explicitar o papel da pintura, da escultura e da arquitectura na consolidação das ditaduras na Europa dos Anos 30, situando o contributo dos artistas e apresentando nas aulas exemplos dessa actuação.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1) O “regresso à ordem” nos Anos 20 e os imperativos modernistas. Classicismo e “Valori Plastici”.Da “ Pintura metafísica” à “Nova objectividade”. O “Novecento” italiano e o seu programa de acção. Da arte nacional à arte de Estado.
2) A U.R.S.S. e o movimento moderno. O debate sobre a função da arte e dos artistas e o realismo socialista . A arte como monumento.
3) O nacional-socialismo e a arte moderna. O papel da pintura de género na definição da “nova pintura alem㔠. Aspectos da arte e poder no lll Reich.
4) As artes na Exposição Internacional de Paris (1937) e o poder das nações. As representações da Alemanha e da U.R.S.S. O pavilhão de Espanha e a “Guernica” de Picasso. A participação de Portugal e o programa de António Ferro. Exposição e posições arquitectónicas. A escultura e a pintura decorativa .
5) A antevisão do “Mundo do amanh㔠na New York World’s Fair em 1939 . As representações estrangeiras e os pavilhões da U.R.S.S. e de Itália. A participação de Portugal, o programa de António Ferro e a sua visão do futuro.

Bibliografia

ACCIAIUOLI, Margarida, Exposições do Estado Novo: 1934-1940, Lisboa, Livros Horizonte, 1998.
Années 30 en Europe: le temps menaçant 1929-1939, catálogo da exposição, Paris, Musée d’Art Moderne de la ville de Paris, Flammarion, 1997.
Arti i Poder. L’Europa dels Ditadors (1930-1945), catálogo da exposição, Barcelona, Centre de Cultura Contemporània, 1996.
Paris. 1937 Cinquantenaire. Paris, Institut Français d’Architecture, Paris-Musées, 1987.
Les realismes (1919-1939), catálogo da exposição, Paris, Centre Georges Pompidou, 1981.

Método de ensino

Quatro horas semanais de aulas teórico-práticas . Completa-se o ensino com a análise de obras apresentadas nas aulas e com a discussão semanal de textos seleccionados dentro da bibliografia

Método de avaliação

Apresentação e discussão de textos em aula
Apresentação de 1 trabalho final de investigação

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