
Arte e Poder no Tempo das Ditaduras
Código
722170113
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Adquirir um conhecimento aprofundado sobre os principais problemas que se colocam à produção artística num período que se baliza entre o fim da 1ª Guerra e o começo da Segunda.
Explicitar o papel da pintura, da escultura e da arquitectura na consolidação das ditaduras na Europa dos Anos 30, situando o contributo dos artistas e apresentando nas aulas exemplos dessa actuação.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1) O regresso à ordem nos Anos 20 e os imperativos modernistas. Classicismo e Valori Plastici.Da Pintura metafísica à Nova objectividade. O Novecento italiano e o seu programa de acção. Da arte nacional à arte de Estado.
2) A U.R.S.S. e o movimento moderno. O debate sobre a função da arte e dos artistas e o realismo socialista . A arte como monumento.
3) O nacional-socialismo e a arte moderna. O papel da pintura de género na definição da nova pintura alemã . Aspectos da arte e poder no lll Reich.
4) As artes na Exposição Internacional de Paris (1937) e o poder das nações. As representações da Alemanha e da U.R.S.S. O pavilhão de Espanha e a Guernica de Picasso. A participação de Portugal e o programa de António Ferro. Exposição e posições arquitectónicas. A escultura e a pintura decorativa .
5) A antevisão do Mundo do amanhã na New York Worlds Fair em 1939 . As representações estrangeiras e os pavilhões da U.R.S.S. e de Itália. A participação de Portugal, o programa de António Ferro e a sua visão do futuro.
Bibliografia
ACCIAIUOLI, Margarida, Exposições do Estado Novo: 1934-1940, Lisboa, Livros Horizonte, 1998.
Années 30 en Europe: le temps menaçant 1929-1939, catálogo da exposição, Paris, Musée dArt Moderne de la ville de Paris, Flammarion, 1997.
Arti i Poder. LEuropa dels Ditadors (1930-1945), catálogo da exposição, Barcelona, Centre de Cultura Contemporània, 1996.
Paris. 1937 Cinquantenaire. Paris, Institut Français dArchitecture, Paris-Musées, 1987.
Les realismes (1919-1939), catálogo da exposição, Paris, Centre Georges Pompidou, 1981.
Método de ensino
Quatro horas semanais de aulas teórico-práticas . Completa-se o ensino com a análise de obras apresentadas nas aulas e com a discussão semanal de textos seleccionados dentro da bibliografia
Método de avaliação
Apresentação e discussão de textos em aula
Apresentação de 1 trabalho final de investigação