
Teoria de Aprendizagem Musical
Código
722170133
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10
Professor responsável
Helena Rodrigues
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Adquirir conhecimentos relativos aos conteúdos da teoria da aprendizagem musical.
2. Adquirir parâmetros de reflexão crítica a partir do modelo da teoria da aprendizagem musical e de discussões educativas geradas em torno do mesmo.
3. Adquirir competências práticas em termos musicais e relacionais adequadas ao ensino de Música.
4. Adquirir competências práticas em termos musicais e relacionais adequadas ao Ensino de Música no âmbito do 2º e 3º Ciclos do Ensino Genérico e no âmbito do Ensino Vocacional de Música.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Fundamentos e elementos da teoria de aprendizagem musical. Vida e obra de Edwin Gordon. Contributos para a Psicologia da Música e para a Pedagogia Musical.
Audiação: conceito, tipos e estádios.
Aptidão e desempenho musical. Definição e instrumentos de avaliação.
Sequências de aprendizagem: competências e conteúdos. Padrões tonais e padrões rítmicos.
Processo de aprendizagem: discriminação e inferência.
Criatividade e improvisação.
Organização e técnicas de ensino: actividades sequenciais, de sala de aula e de execução musical; sistemas silábicos móveis: solfejo tonal e solfejo rítmico.
Discussão e utilização de materiais educativos baseados neste modelo de ensino: o curriculum Jump Right In. Sua aplicação ao ensino de instrumentos musicais.
Aplicação de princípios, técnicas e estratégias de ensino baseadas na teoria de aprendizagem musical em aulas de simulação representando quer o ensino genérico como o ensino vocacional de Música, incluindo o ensino de instrumentos musicais.
Bibliografia
Azzara, C., Grunow, R. & Gordon, E. (1997). Creativity in improvisation. Chicago: GIA Publications.
Gordon, E. (2000). Teoria de aprendizagem musical: Competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Gordon, E. & Woods, D. (1990). Reference handbook for using Learning Sequence Activities. Jump right in: The music curriculum. Chicago: GIA Publications.
Dalby, B. F. (2000). Audiation assistant. Chicago: GIA Publications (CD-Rom).
Runfola, Maria & Taggart, Cynthia (2005). The Development and practical application of music learning theory. Chicago: GIA.
Textos de apoio fornecidos.
Support study texts provided.
Método de ensino
Aulas expositivas transmitindo o modelo da teoria de aprendizagem musical.
Análise e discussão de textos.
Observação e discussão de filmes relativos ao ensino usando como referência o modelo da teoria de aprendizagem musical.
Aulas práticas simulando situações de Ensino de Música no âmbito do ensino genérico e do ensino vocacional de Música.
Método de avaliação
1) Apresentação de uma recensão escrita sobre tema proposto: documento elaborado a partir da pesquisa e análise de textos, filmes e outros materiais relacionados com as problemáticas estudadas. (40%)
2) Um teste teórico (30%)
3) Um teste prático (30%)