
Cidades Sustentáveis e Inovação Urbana
Código
722171221
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
6
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que o aluno ganhe capacidade de análise e uma sólida compreensão dos principais desafios, causas e consequências da (in)sustentabilidade das cidades, nas várias dimensões, numa perspectiva integrada e sistémica.
Pré-requisitos
Não tem requisitos especiais, embora o conhecimento de lingua inglesa seja muito importante.
Conteúdo
1. As Cidades e a Sustentabilidade Quadro conceptual, problemas, características, dimensões e causas.
2. O Contexto das Cidades Sustentáveis As estratégias europeias e nacionais, instituições, actores e quadro de politicas para CS.
3. O Planeamento de CS Orientações e regras, o planeamento estratégico, as redes de sustentabilidade, a agenda e a acção local 21, etc.
4. Técnicas e Instrumentos de Análise para CS (SWOT, TOWS, indicadores, Placecheck, Eco-City model, 5. Exercícios de Aplicação Prática Realização de auditorias à sustentabilidade de zonas da cidade de Lisboa e elaboração de estratégias de intervenção.
6. Análise de Boas Práticas para a CS. Estudos de caso relativos a projectos inovadores. Factores de sucesso e recolha de ensinamentos de projectos tais como: HafenCity Project, Hamburg; Parque das Nações; Berlin 21, Malmö Bo01, Hammarby Sjöstadt, Stockholm.
Bibliografia
Eco-Cities, A Better Place to Live; Ed. Philine Gaffron, et al, Vienna, 2005;
Our Towns and Cities: the Future Delivering an Urban Renaissance; UK, 2000.
Sustainable Communities The Potential for Eco-Neighbourhoods; Ed. Barton, H; Earthscan; London, 2000.
Urban Future 21 A Global Agenda for 21s Century Cities; Hall, P. and Pfeiffer, U.; Ed. Alexandrine Press, Oxford 2000.
Sustainable Cities - A Guide for Planners, Designers and Developers; Ed. Barton, H.; University of the West of England, 1995.
The Sustainable Urban Development; Ed. Wheeler, S. and Beatley, T.; Urban Reader Series, Routledge, New York, 2004.
Método de ensino
Exposição dos conteúdos teórico-práticos através de diapositivos projectados pelo docente em sala de aula. Discussão em grupo sobre temas fulcrais. Análise de estudo de casos. Exercícios de aplicação de técnicas e métodos em aulas práticas. Visitas de campo. Trabalhos individuais sobre temas específicos. Trabalhos de grupo sobre auditoria à sustentabilidade de um espaço urbano da cidade de Lisboa.
Método de avaliação
A avaliação de conhecimentos é realizada através de três componentes: o trabalho individual (30%), o trabalho de grupo escrito com apresentação oral (40%) e a participação activa do aluno nas aulas e na realização dos exercícios de aplicação (30%).