
Seminário de Especialidade em Produção, Trabalho e Consumo
Código
73200107
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
10
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que os estudantes:
a) Desenvolvam competências teóricas e metodológicas com vista à definição fundamentada de um problema de pesquisa,
e desenho e escrita de uma tese na area de especialização em Produção, Trabalho e Consumo;
b) Elaborem (uma primeira versão) da revisão da literatura disponível relacionada com o problema de pesquisa esboçado;
c) Adquiram capacidade de integrar, de forma sustentada e crítica, os seus problemas de pesquisa nos principais debates e perspectivas analíticas que caracterizam esta área de estudo.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Os estudantes devem progredir na elaboração de um projecto de investigação conducente a uma tese de doutoramento em Produção, Trabalho e Consumo. Este processo é acompanhado por todos os orientadores/investigadores envolvidos e participado pelos estudantes do curso. As aprendizagens comuns incidem sobre o treino de articulações entre linguagens téorico-conceptuais e metodológicas pertinentes para a construção de projectos de pesquisa concretos.
Haverá sessões periódicas para apresentação/discussão de work in progress, que serão organizadas em função desta área de especialização e dos temas dos projectos dos doutorandos.
Perspectivas analíticas específicas serão fornecidas no âmbito das orientações tutoriais.
Bibliografia
DENZIN, Nornam K e LINCOLN, Yvonna S. (eds) (1994) Handbook of Qualitative Research, London, Sage Gellner, D.N. and Hirsch, E. (2001) Inside Organizations: Anthropologist at Work, Oxford: Berg
HODSON, Randy, et al, (2005) The benefits of being there: evidence from the literature on work in Journal of Contemporary Ethnography, vol.34 (4): 470-493
ISHERWOOD, Baron C.; Douglas, Mary (1996[1979]). The World of Goods: Towards an Anthropology of Consumption, New York: Routledge.
MILLER, Daniel. The comfort of things, Polity: 2008.
MINTZ, Sydney. Tasting Food, Tasting Freedom, Beacon, 1996.
RIFKIN, Jeremy (1995) The End of Work: The Decline of the global Labor Force and the New Post-Market Era, New York:
G.P.Putmans Son
SAHLINS, Marshall. The Original Affluent Society, In Stone Age Economics, 1974
SENNETT, Richard (2001[1998]), A Corrosão do Carácter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo, Lisboa: Terramar
Método de ensino
Transmissão de competências metodológicas em aula (problematização, planeamento da investigação, tipos de instrumentos e cenários para a sua gestão e concretização); orientação tutorial, actividades de discussão dirigidas à aquisição de competências e hábitos de reflexividade, crítica intersubjectiva e exposição clara de conhecimentos.
Organização de workshops com a participação de investigadores convidados nas áreas de estudo próximas dos projectos dos doutorandos.
Método de avaliação
Participação dos estudantes nas diferentes actividades e apresentação do esboço final do projecto de tese.