Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Metodologias em Filosofia

Código

73203100

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Professor responsável

Diogo Pires Aurélio

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir o reconhecimento alargado da variedade de conceitos, pontos de vista e de correntes no campo problemático da relação entre objectos filosóficos e procedimentos de acesso.
b) Obter uma noção aprofundada dos principais conflitos metodológicos e doutrinais que se estabilizaram como formas da tradição filosófica.
c) Adquirir a capacidade de estabelecer com o maior rigor os nexos (de influência, oposição, estimulação, etc.) que ligam as diferentes concepções metodológicas e doutrinais desenvolvidas no pensamento contemporâneo.
d) Adquirir a capacidade de delimitar do modo mais sistemático as ligações e as fracturas que marcam o contraste, a ruptura e a continuidade da relação entre problemas e métodos na época contemporânea e nas épocas precedentes.
e) Adquirir competências de desenvolver, no quadro das questões de método vinculadas aos problemas respectivos, um ponto de vista autónomo e de o pôr à prova pela criação de conceitos com ele consistentes.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Partindo do texto Kant und Goethe: Zur Geschichte der Modernen Weltanschauung, de Georg Simmel, será desenvolvida no curso a questão da diversidade das metodologias em filosofia, enquanto expressão de diferentes entendimentos do que seja o saber filosófico e da diversidade de modos de a ele aceder que são visíveis na história da filosofia.
A Crítica da Razão Pura assume um papel fulcral neste processo, na medida em que na obra de Kant surge por assim dizer depurado o itinerário filosófico dominante na modernidade e a «vontade de sistema» que o anima, a partir da faculdade de conhecer, por contraposição com obras como a de Goethe ou a de Espinosa, que partem diretamente do ser ou da natureza.
É com base neste duplo enfoque que abordaremos seguidamente a obra de Wittgenstein. A análise dos textos recolhidos em Über Gewissheit leva-nos a reformular no contexto atual as perguntas originais: o que é a filosofia? Que método ou métodos lhe são apropriados?

Bibliografia

KANT, Kritik der reinen Vernunft, trad. port. , Lisboa, Fundação Caloiuste Gulbenkian
MOORE, G. E., «Proof of an External World», in Philosophical Papers, New York, Macmillan, 1959
MOYAL-SHARROCK, Danièle, Understanding Wittgenstein’s On Certainty, London, Palgrave Macmillan, 2007
SIMMEL, Georg, Kant und Goethe: Zur Geschichte der Modernen Weltanschauung, Leipzig, Kurt Wolff Verlag, 1916
WITTGENSTEIN, Ludwig, Über Gewissheit/ On Certainty, edição bilingue de G.E.M. Anscombe e G.H. von Wright, tradução de Denis Paul e G.E.M. Anscombe, Oxford, Blackwell, 1969

Método de ensino

Regime de seminário. Leitura e interpretação e comentário de textos. Análise e discussão de teses e problemas.


Método de avaliação

Participação no seminário. Elaboração de um trabalho original escrito, entre 15 e 20 páginas.

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