
Problemáticas em Ciência Política
Código
73207101
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Políticos
Créditos
10
Professor responsável
Pedro Tavares de Almeida
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português e Inglês
Objectivos
Facultar aos estudantes um conhecimento geral dos principais desenvolvimentos teóricos no campo disciplinar da Ciência Política , bem como o ´estado da arte´ da investigação sobre alguns temas importantes.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1ª sessão 25 set. 2014 Boas-vindas e Apresentação.
2º sessão 02 out. 2014 O Desenvolvimento da Ciência Política
3ª sessão 09 out. 2014 As Transformações do Estado Contemporâneo
4ª sessão 16 out. 2014 Estado, Sociedade Civil e Democracia
5ª sessão 23 out. 2014 Políticas Públicas
6ª sessão 30 out. 2014 Os Governos Partidários na Europa
7ª sessão 06 nov. 2014 A Teoria das Elites: Uma Revisão Crítica
8ª sessão 13 nov. 2014 Estrutura e Transformação das Elites Políticas
9ª sessão 20 nov. 2014 Voto e Opinião Pública
10ª sessão 27 nov. 2014 Os Partidos Políticos
11ª sessão 04 dez. 2014 Conceito e Teorias da Representação
12ª sessão 11 dez. 2014 Dilemas da Representação na Democracia Contemporânea
13º sessão 18 dez. 2014 Legados do Pensamento Político Clássico
14ª sessão 08 jan. 2015 Apresentação dos trabalhos dos alunos
15ª sessão 15 jan. 2015 Apresentação dos trabalhos dos alunos
Bibliografia
BADIE (Bertrand), BERG-SCHLOSSER (Dirk) e MORLINO (Leonardo), dir., International Encyclopedia of Political Science, 8 vols., Thousand Oaks, Calif., Sage Publications, 2011.
DALTON (Russell J.) & KLINGEMANN (Hans-Dieter), dir., The Oxford Handbook of Political Behavior, Oxford, 2007.
LIPSET (Seymour M.), dir., The Encyclopedia of Democracy, 4 vols., Londres, 1995.
NOHLEN (Dieter), dir., Diccionario de Ciencia Política: teorias, métodos, conceptos, 2 vols., México, Porrúa, 2006.
ROSE (Richard), dir., International Encyclopedia of Elections, Londres, 2000.
NB: Bibliografia específica para cada um dos temas será indicada no decurso das sessões.
Método de ensino
Aulas de exposição pelo corpo docente e debates sobre temas específicos com base em textos pré-seleccionados apresentados pelos estudantes.
Língua de ensino: Português (aulas) / Inglês (orientação tutorial).
Método de avaliação
A avaliação consiste num ensaio individual (c. 10 pág.) sobre um dos temas do programa. Os trabalhos serão apresentados e discutidos nas últimas sessões da unidade curricular. A assiduidade dos estudantes e a qualidade das suas intervenções nos debates realizados nas aulas serão um elemento de ponderação nas notas finais.