
Metodologias em Línguas, Literaturas e Culturas
Código
73217101
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
Créditos
10
Professor responsável
Carlos Ceia
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
- Desenvolver competências de investigação científica que permitam a construção formal de uma tese de doutoramento;
- Introduzir a metodologia de pesquisa científica avançada tendo em vista a produção de conhecimento novo;
- Adquirir conhecimentos sobre Postcolonial Literature;
- Comunicar cientificamente os resultados de uma investigação avançada.
Pré-requisitos
Conteúdo
Módulo I:
- As questões epistemológicas
- A investigação científica avançada
- As questões práticas
- A redacção da tese
- A preparação da defesa pública de uma tese de doutoramento
Módulo II:
I Postcolonial Studies: Metodologias
1.1. Edward Said: Orientalism e Culture and Imperialism
1.2. Críticas às teorias de Said
II Teoria pós-colonial e Literatura Inglesa: releitura de textos canónicos
2.1. Mimicry e subversão em Robinson Crusoe
2.2. A voz feminina e o Outro em Jane Eyre
III Postcolonial antes de pós-colonial: Youth e An Outpost of Progress de Joseph Conrad
IV Reescritas pós-coloniais: Youth (Coetzee)
Bibliografia
- Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos (9ª ed. revista ed.). Lisboa: Presença.
- Ceia, C. (2013). Advanced Research Projects in the Humanities: New Trends on Literature, Languages, and Linguistics Studies\". Sino-US English Teaching, 10, pp. 903-913. doi:ISSN 1539-8072; online: ISSN 1935-9675
- Boehmer, Elleke (2005). Colonial and Postcolonial Literature. Migrant Metaphors, Oxford / New York: Oxford University Press (2a ed.).
- Coelho, Teresa Pinto (2004). Ilhas, Batalhas e Aventura. Imagens de África no Romance de Império Britânico do Último Quartel do Século XIX e Início do Século XX. Lisboa: Colibri .
- Said, Edward (1993). Culture and Imperialism, London (Chatto & Windus).
Método de ensino
Aulas expositivas (60%) e práticas (40%), com recurso às tecnologias da informação e da comunicação, a bases de dados científicas e a recursos bibliotecários de apoio à investigação em ciências sociais e humanas.
Método de avaliação
Apresentação de um ensaio de investigação.