Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Consumo Sustentável, Comportamentos pró-ambientais e estilos de vida

Código

73220106

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

10

Professor responsável

Iva Miranda Pires

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

É reconhecido que parte dos problemas ambientais que as sociedades contemporâneas enfrentam resulta de padrões de consumo não sustentáveis que se generalizaram nos países mais desenvolvidos. Essa situação irá agravar-se com a emergência de classes médias nos países com economias em franco crescimento, como a Índia, a China ou o Brasil que tendem a copiar os modelos de comportamento e de consumo das classes médias dos países desenvolvidos. O estilo de vida e os padrões de consumo típicos da América do Norte e da Europa estão a globalizar-se no século XXI, o que não é sustentável e
implica um processo de mudança. Impor limites ao crescimento ou ao consumo em países que estão a iniciar o seu processo de desenvolvimento e que têm ainda pegadas ecológicas muito inferiores à dos países da OCDE levanta questões éticas e de equidade. Mas como envolver os consumidores dos países desenvolvidos em iniciativas de promoção do desenvolvimento sustentável sem limitar a sua liberdade de escolha?

Pré-requisitos

Conteúdo

Nesta unidade curricular pretende-se introduzir um tema considerado relevante para a promoção do desenvolvimento sustentável – o do consumo (in)sustentável – e outros temas com ele relacionados como a mudança para estilos de vida mais sustentáveis e mudanças nos processos de produção, de comércio e dos padrões de mobilidade.
Pretende-se que os alunos compreendam e discutam, de forma crítica, as questões éticas, sociais, económicas e ambientais que decorrem deste processos de mudanças, bem como a definição de políticas de incentivo à mudança, os principais actores sociais envolvidos e as barreiras que os condicionam.

Bibliografia

Baudrillard J.(2008). A Sociedade do Consumo. Lisboa: Edições 70.
DEFRA (2008). A Framework for Pro-Environmental Behaviours. Department for Environment, Food and Rural Affairs, UK, pp.3-11.
EEA (2007). Consumo e Produção Sustentáveis, in O Ambiente na Europa, Quarta Avaliação, cap. 6, pp.251-288.
Goodman, D. (2004). Consumption as a Social Problem, in Ritzer, G. Handbook of Social Problems. London: Sage, pp226-244
Jackson, T. (2007). Sustainable Consumption, in Atkinson, G (et all) Handbook of Sustainable Development. London: E. Elgar
Najam, A; Runnals, D; Halle, M,. (2007). Environment and Globalization: Five Propositions, IISD, Paper, 54 pages, IISD.
Strange, T & Bayley, A. (2008). Sustainable Development, Linking economy, society, environment. OECD, cap 2, pp20-35.
Williams, C & Millington, A. (2004). The diverse and contested means of sustainable development, The Geographical Journal, 170(2): 99-104.

Método de ensino

Introdução aos temas e discussões orientadas. Leitura e discussão de documentos distribuídos aos alunos.

Método de avaliação

A avaliação será baseada num trabalho escrito de investigação sobre um tema acordado com o docente que deverá ser objecto de apresentação oral e discussão, envolvendo todos os alunos, sobre a definição do problema, modo de abordagem, metodologia utilizada, e principais conclusões.

Cursos