
Riscos e Vulnerabilidade da Sociedade Actual aos Desastres Naturais e Tecnológicos
Código
73220107
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
10
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se nesta unidade curricular dar a conhecer os riscos e vulnerabilidades que a sociedade actual enfrenta, em função da ocorrência de fenómenos naturais extremos e de eventos catastróficos resultantes da evolução tecnológica. É importante reflectir, sobre os factores que tornam as sociedades, mais ou menos vulneráveis a estes fenómenos e, que medidas devem ser tomadas para reduzir as consequências. O diagnóstico, a monitorização e a prevenção, são elementos chave, para que minimizar os efeitos provocados a diferentes escalas. Em função das alterações climáticas a sociedade deve desenvolver mecanismos de salvaguarda de pessoas e bens.
Pré-requisitos
Conteúdo
Os objectivos desta UC são: (i), reconhecer a importância da interdisciplinaridade na análise do grau de risco e vulnerabilidade à ocorrência de desastres naturais e tecnológicos; (ii) compreender as diferentes escalas e magnitudes a que ocorre estes fenómenos; (iii) avaliar os efeitos da ocorrência destes fenómenos nas dimensões, ambiental, social e económica; (iv) analisar o tipo e frequência dos desastres naturais e tecnológicos em Portugal.
As competências a adquirir passam, pelo conhecimento metodológico de técnicas de diagnóstico e de medidas de monitorização e de prevenção deste tipo de fenómenos.
Bibliografia
Mauch, C; Pfister, C. Natural Disasters, Cultural Responses: Case Studies toward a Global, Lexington Books, 2009, 382p.
Dechano, L. M; Lidstone, J; Stoltman, J.P., International Perspectives on Natural Disasters, Londres, Kluwer Academic Publishers, 2004, 478p.
Rebelo, F. Riscos Naturais e Acção Antrópica, Coimbra, Imprensa da Universidade, 2001, 274p.
Shyamal K. Majumdar, Natural and technological disasters: causes, effects, and preventive measures, Pennsylvania Academy of Science, 1992, 561p.
Wisner, B. At Risk: Natural Hazards, People´s Vulnerability and Disasters, Routledge, London, 2004, 395p.
Método de ensino
Aulas teóricas de exposição e de apresentação de casos estudo. Discussão e análise crítica de artigos científicos metodológicos.
Elaboração de um trabalho de investigação apoiado em trabalho de campo, bibliografia e informação documental diversa resultantes de pesquisa autónoma. Tema a ser acordado com o docente.
Método de avaliação