
Seminário da Especialidade de Administração e Liderança em Educação
Código
73221113
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
Créditos
10
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecer teorias da administração, das organizações e da liderança no campo da educação;
b) Compreender e refletir sobre a escola como organização educativa;
C) Compreender e analisar o papel e estilos de liderança e suas implicações na organização escolar;
d) Conhecer o estado da arte relativamente à investigação sobre a escola e outras organizações educativas e a liderança educacional;
e) Analisar criticamente e discutir a literatura de administração e liderança educacional;
f) Conhecer os modos de governação e regulação, incluindo os processos legislativos;
g) Conhecer e compreender metodologias de análise e avaliação;
h) Escrever sínteses sobre tópicos de administração e liderança educacional e orientar discussões sobre esses tópicos, de modo fundamentado.
i) Desenvolver competências de investigação nesta área.
Pré-requisitos
Conteúdo
1. Investigação sobre a escola e liderança;
1.1. Abordagens técnicas (gestão e organização);
1.2. Abordagens antropológicas e sociológicas
1.3. Abordagens integradoras e compreensivas
2. A escola como realidade complexa e multidimensional
2.1. Dimensão institucional
2.2. Dimensão profissional
2.3. Dimensão pessoal
3. A escola como organização educativa
3.1. Cultura de escola e clima organizacional
3.1.1. Atores
3.1.2. Discursos, linguagens e conceitos
3.1.3. Aspectos organizacionais e institucionais
3.2. Modelos de organização
4. Liderança em contexto escolar
4.1. Liderança e cultura de escola
4.2. Modelos e estilos de liderança
Bibliografia
Afonso, N., Viseu, S., & Barroso, J. (2006). A regulação das políticas públicas de educação : espaços, dinâmicas e actores. Lisboa: Educa.
Barroso, J. ( 2006). Políticas educativas e organização escolar. Lisboa: Universidade Aberta.
Bronfenbrenner, U. (1979) The ecology of human development. Cambridge, MA: Harvard University Press.
Deal, T. E.; Peterson, K. (2009). Shaping School Culture: pitfalls, paradoxes and promises. San Francisco, CA: Jossey-Bass Publishers.
Schein, P. (1985). Organizational culture and leadership. San Francisco: Jossey-Bass Publishers.
Starratt, R. (2011). Refocusing school leadership: foregrounding human development throughout the work of the school. NY: Routledge.
Stoll, L.; Fink, D. (2001). Changing our schools. Buckingham, PH: Open University Press.
Método de ensino
Análise e discussão de capítulos de livros, de artigos de revistas científicas e de projetos de investigação sobre as temáticas relacionadas com os conteúdos da unidade curricular. Escrita e apresentação de sínteses pelos docentes e pelos alunos.
Método de avaliação
Contributos e participação nas actividades da unidade curricular. Escrita, apresentação e discussão de uma recensão sobre um artigo científico relacionado com os conteúdos da unidade curricular.