Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Monografia

Código

73221115

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas

Créditos

20

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

- Aquisição de capacidades de compreensão sistemática das questões e problemáticas das Ciências da Educação;
- Aquisição de competências, aptidões e métodos de investigação em Ciências da Educação;
- Aquisição de capacidades de concepção e realização de uma investigação respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade internacional;
- Aquisição da capacidade de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas relativas ao mundo científico e social em geral, e à área das Ciências da Educação, em particular;
- Aquisição de competências que permitam comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área científica das Ciências da Educação;
- Aquisição da capacidade de, numa sociedade baseada no conhecimento, promover, em contexto académico e ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.

Pré-requisitos

Conteúdo

- Elaboração de projetos de investigação
- Revisão da literatura
- Problemas de investigação e sua definição
- Definição de objectivos e questões de investigação
- Opções Metodológicas
- Redação do projeto.

Bibliografia

Bardin, L. (1995). Análise de conteúdo. Lisboa: Eds. 70
Bogdan, R.; Bilken, S. (2004). Investigação qualitativa e educação – uma introdução à teoria e métodos. Porto: Porto
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2000). Research methods in education (Fifth edition ed.). London: RoutledgeFlamer.
Creswell, J. W. (2012). Educational Research. Planing, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research (4th edition ed.). Boston: Pearson. Editora.
Krippendorf,f K. (1985). Content analysis. An introduction to its methodology. Beverly Hills, California: SAGE Publications.

Método de ensino

Os conteúdos programáticos serão abordados através da análise e discussão de trabalhos de investigação que envolvam as diferentes fases do desenvolvimento dos projetos em curso. Serão convidados doutorandos em fases mais avançadas do seu trabalhos para partilharem a sua experiência com os alunos da UC. Haverá momentos de análise e discussão dos projetos em curso com o objetivo de os tornar mais robustos e consistentes.

Método de avaliação

A avaliação decorre da apresentação do texto da Monografia defendido em prova pública de acordo com o regulamento.

Cursos