
Conservação e Restauro
Ciclo
Terceiro ciclo
Grau
Doutor
Percursos
Coordenador
Fernando Jorge da Silva Pina
Data de abertura
Setembro
Número de vagas
10 vagas
Propinas
2.750 Euros
Horários
Diurno
Objectivos educativos
O Programa doutoral em Conservação e Restauro baseia-se numa supervisão individual, onde cada doutorando tem um orientador científico.
O programa tem poucas unidades curriculares associadas, mas aos candidatos que necessitem será oferecida formação em disciplinas estruturantes como métodos de exame e análise em conservação, história e técnicas de produção artística e outras que se considerem essenciais.
Os estudantes são aconselhados a participar em seminários e workshops e se necessário a frequentar cursos onde recebam o treino adequado aos objectivos do seu plano de doutoramento, como por exemplo, cursos monográficos dedicados a técnicas de análise. Existem ainda cadeiras, mais específicas, que poderão ser oferecidas por outras faculdades e universidades, e que o aluno poderá escolher como opcionais, de acordo com o parecer do seu supervisor; e outras de âmbito mais genérico e transversal, como as de comunicação em ciência, que poderão também ser escolhidas no primeiro semestre do primeiro ano. Para além disso, existem boas oportunidades de participar no ensino em conservação e restauro, tanto a nível da licenciatura como do mestrado.
A atribuição do grau é, no entanto, decidida principalmente pelos resultados da investigação apresentados na tese de doutoramento e pelo desempenho do candidato durante a sua discussão.
O objectivo principal do projecto de doutoramento é a preparação e apresentação de um trabalho consistente, realmente original e inovador.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 4 anos
Créditos totais: 240 ECTS
Áreas científicas obrigatórias
Área | Créditos (ECTS) |
Ciências da Conservação | 230 |
Quaisquer áreas | 10 |