
Media Digitais
Ciclo
Terceiro ciclo
Grau
Doutor
Percursos
- Tecnologias
- Jornalismo
- Indústria, Públicos e Mercados
- Criação de Audiovisual e de Conteúdos Interactivos
Coordenador
Nuno Manuel Robalo Correia
Data de abertura
Outubro
Número de vagas
8 vagas
Propinas
2.750 Euros
Horários
Diurno
Objectivos educativos
Objectivos
Este programa de Doutoramento, proposto pelas Universidade do Porto e Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com a Universidade de Texas em Austin, fornece uma formação especializada na área dos Media Digitais.
O aparecimento de novas aplicações na área dos media digitais tais como os videojogos, os conteúdos interactivos sobre a web, a TV interactiva, o video on demand, o aparecimento de software educativo de elevado impacto nas camadas mais jovens e, ainda mais recentemente, a divulgação de conteúdos informativos, de marketing e de lazer em dispositivos móveis, demonstram a importância do estudo e investigação sobre este tipo de conteúdos e o estudo da sua relação com a tecnologia, as diferentes áreas da ciência e a sociedade em geral. Torna-se ainda clara a necessidade de as universidades formarem profissionais nesta área, com as competências correspondentes aos diversos níveis de formação e, neste caso, ao nível do terceiro ciclo.
O objectivo final deste programa será formar investigadores, docentes universitários, e líderes em processos de inovação nas áreas fundamentais e aplicadas dos Media Digitais.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
A duração típica do programa é de 4 anos a tempo inteiro (240 ECTS), correspondendo 1 ano à componente curricular (Curso de Doutoramento) e os 3 anos subsequentes à componente de investigação.
O curso está organizado nas seguintes especialidades: (1) Criação de Audiovisual e de Conteúdos Interactivos; (2) Tecnologias; (3) Jornalismo; (4) Indústria, Públicos e Mercados. A component curricular, comum às diferentes especialidades inclui as seguintes unidades curriculares:
- História e Tendências dos Media Digitais
- Laboratório dos Media
- Tecnologia dos Media
- Teoria da Comunicação
- Métodos de Investigação
- Opção Livre I, II e III