Faculdade de Ciências e Tecnologia

Engenharia Electrotécnica, Sistemas e Computadores

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Percursos

Coordenador

Fernando José Almeida Vieira do Coito

Data de abertura

Setembro

Número de vagas

15 vagas

Propinas

1065,72 Euros. O pagamento pode ser feito em 3 prestações.

Horários

Diurno

Objectivos educativos

Objectivos

Os objectivos do Mestrado em Engenharia Electrotécnica, Sistemas e Computadores são fornecer aos formados em engenharia competências e conhecimentos específicos ao exercício de uma profissão na área da Engenharia Electrotécnica e de Computadores, dotando os alunos de capacidade de intervenção e liderança em projectos complexos de engenharia bem como a capacidade de participação em actividades de I&D.

O ciclo de estudos materializa este objectivo genérico ao estruturar-se em torno de um conjunto de temas que definem as competências comuns ao mestre em EESC, o que assegura a coerência da formação proposta. O currículo MEESC está organizado em torno das vertentes sistemas de automação e sistemas informáticos, integrando-as de modo a que o mestre possa atuar em diferentes áreas de intervenção, desde a indústria e serviços à investigação e desenvolvimento.

O curso encontra-se estruturado de modo a permitir a integração de alunos com formação de 1º ciclo diversificada. O plano curricular é elaborado de forma individualizada, com o apoio de um professor tutor, tendo em conta a formação de base de cada aluno. Assegura-se, deste modo, a coerência da formação ministrada.

Competências

O MEESC está organizado de modo a que os alunos adquiram competências para o domínio das tecnologias da automação e informática, na sua vertente industrial e empresarial, incluindo sistemas de controlo, accionamentos eléctricos, sistemas distribuídos de manufactura, bem assim como os aspectos de gestão da produção.

Saídas profissionais

Os seus Mestres encontram múltiplas oportunidades profissionais nos sectores da indústria e dos serviços tradicionalmente ligados à Engenharia Electrotécnica e de Computadores, em tarefas de planeamento, exploração, manutenção e gestão.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos
Créditos totais: 120 ECTS


Áreas científicas obrigatórias:

Área científica

Sigla

Créditos

Obrigatórios

Optativos

Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

EEC

66

39

Eng. Eletrotécnica e de Computadores ou Eng. Mecânica ou Eng. Industrial

EEC/EM/EI

0

6

Competências Complementares

CC

3

0

Qualquer área científica

QAC

0

6 (a)

Total

69

51

(a) 6 créditos ECTS em unidades curriculares escolhidas pelo estudante numa lista, aprovada anualmente pelo Conselho Científico da FCT/UNL, que inclui unidades de todas as áreas científicas da FCT/UNL

Acesso a outros cursos

Acesso ao 3.º ciclo

Regras de avaliação

A avaliação de todas as UC é contínua para todas as componentes que a integrarem, tendo obrigatoriamente de estar concluída até ao último dia do período de aulas do semestre letivo.

A avaliação contínua de uma UC tem de incluir um mínimo de três elementos no conjunto das componentes de avaliação, em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas.

Todas as UC com componente de avaliação teórico-prática têm de prever, supletivamente, uma forma de avaliação desta componente por exame, a realizar após o período de aulas (Exame de Recurso).

Todos os requisitos e condições respeitantes à avaliação das UC, nomeadamente os pesos e classificações mínimas, caso existam, de cada componente, bem como as condições de Frequência, são definidas a priori e, obrigatoriamente, publicados na Ficha da Disciplina.  

Para cada UC são admitidas combinações de três componentes de avaliação: (i) Avaliação teórico-prática; (ii) Avaliação laboratorial ou de projeto; (iii) Avaliação sumativa.

A disciplina de Dissertação compreende uma discussão pública com Júri, de acordo com lei.

Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados)

Estrutura