
Conservação e Restauro do Património
Ciclo
Terceiro ciclo
Grau
Doutor
Percursos
Coordenadora
Maria João Seixas de Melo
Data de abertura
Setembro
Número de vagas
10 vagas
Propinas
2.750 Euros
Horários
Diurno
Objectivos educativos
O Programa doutoral em Conservação e Restauro baseia-se numa supervisão individual, onde cada doutorando tem um orientador científico.
O programa tem poucas unidades curriculares associadas, mas aos candidatos que necessitem será oferecida formação em disciplinas estruturantes como métodos de exame e análise em conservação, história e técnicas de produção artística e outras que se considerem essenciais.
Os estudantes são aconselhados a participar em seminários e workshops e se necessário a frequentar cursos onde recebam o treino adequado aos objectivos do seu plano de doutoramento, como por exemplo, cursos monográficos dedicados a técnicas de análise. Existem ainda cadeiras, mais específicas, que poderão ser oferecidas por outras faculdades e universidades, e que o aluno poderá escolher como opcionais, de acordo com o parecer do seu supervisor; e outras de âmbito mais genérico e transversal, como as de comunicação em ciência, que poderão também ser escolhidas no primeiro semestre do primeiro ano. Para além disso, existem boas oportunidades de participar no ensino em conservação e restauro, tanto a nível da licenciatura como do mestrado.
A atribuição do grau é, no entanto, decidida principalmente pelos resultados da investigação apresentados na tese de doutoramento e pelo desempenho do candidato durante a sua discussão.
O objectivo principal do projecto de doutoramento é a preparação e apresentação de um trabalho consistente, realmente original e inovador.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 4 anos
Créditos totais: 240 ECTS
Áreas científicas obrigatórias
Área | Créditos (ECTS) |
Ciências da Conservação | 230 |
Quaisquer áreas | 10 |