Faculdade de Ciências e Tecnologia

Contemporary Thought

Code

10996

Academic unit

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Department

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Credits

3.0

Teacher in charge

Christopher Damien Auretta

Weekly hours

3

Total hours

42

Teaching language

Português

Objectives

 

GOALS FOR THE PROGRAM IN PC 

The goals set by this course can be summarized in the following outline:  

(i)                learning plan/knowledge acquisition:  

  • conceptualize the key concepts of modernity as well as their evolution into contemporary culture
  • discern the major role played by scientific and technoscientific rationality in our contemporary comprehension of our social and personal worlds
  • understand, by way of analysis of representative philosophical, literary and film works, the close and complex connections between the objective representation of the world and our subjective comprehension of it

 (ii) skills acquisition plan:  

  • approach aspects of contemporary culture in an act of critical appropriation which encompasses pertinent strategies of axiological and self-understanding
  • contextualize phenomena of contemporary culture in a diachronic, dynamic perspective
  • communicate in oral and written form the (self-)understanding of contemporary culture in a thoughtful and coherent manner for the purpose of fomenting ongoing critical debate

 

Prerequisites

This course belongs either to the first- or second-tier (master''''''''s-level)curriculum depending on the undergraduate degree program of each student.

Subject matter

Contemporary culture and western modenrity

Technico-scientific progress and ethical  challenges

Technico-scientific knowledge-creation and the persistence of evil

The digital dissolution of boundaries and political, economic, and cultural globalization and the resurgence of fundamentalisms

The transformation of time-space perception vis-a-vis inherited cultural forms

The struggle for the recognition of individual rights and western modernity as emanciaptory process of the subject

The natural body and its bio-technological reinvention

Consquences of Anthony Gidden''''s concepts of tradition, family, risk, democracy and globalization.

Bibliography

 

Giddens, Anthony. O Mundo na Era da Globalização [Runaway World]. (2002).

 

Gedeão, António. RTX-78/24. (1963) 


Kafka, Franz. A Metamorfose. (1999) 

Kant, Immanuel. "What is Enlightenment?" (1784)

Multi-media resources: podcasts, documentaires, films, and other relevant sites.

 

Teaching method

Analysis of representative sites of our technico-scientific modernity, readings of excerpts of essays and/or literary works, the viewing of (excerpts of) films pertinent to the representation of modernity, debates on concepts and themes relating to contemporary culture, the elaboration of written essays and an oral presentation.

Specifically:

1. Weekly debates: analysis of sites, readings of excerpts of essays and/or excerpts of literary works before and during classes, the viewing of films pertinent to the representation of modernity, debates on concepts and themes relating to contemporary culture in accordance with the central themes of the Program throughout the semester;

2. The preparation of two written essays

3. The preparation of an oral presentation with power point

 

Evaluation method

 

PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO (PC)

SEMESTRE PAR, ANO LECTIVO 2014-2015;

 

Regente/Responsável: Christopher Damien Auretta

 

ACTIVIDADE

DESCRIÇÃO

PERCENTAGEM DA NOTA FINAL

1.FAZ PARTE DA FREQUÊNCIA

ASSIDUIDADE E PARTICIPAÇÃO

 

O DIÁLOGO PRESENCIAL É ESSENCIAL NESTA DISCIPLINA. (Para pessoas mais reservadas, poderemos aproveitar as horas de atendimento, no bar da Biblioteca, às 4as e às 5as – ver horário de atendimento definidos no CLIP.)

HÁ 13 SEMANAS DE AULAS.

 

 

 

 

MÍNIMO: QUANTAS AULAS NO MÍNIMO?

 

9 AULAS/13AULAS (o total de aulas este semestre)

 

 

PERCENTAGEM DA NOTA FINAL: 40%

 

NO CASO DE ESTUDANTES-TRABALHADORES E DOUTRAS CONTINGÊNCIAS: NINGUÉM SERÁ “MULTADO” EM TERMOS DE NOTA.

2.FAZ PARTE DA FREQUÊNCIA

PROJECTO DOS ALUNOS: COM VISTA À CRIAÇÃO DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA ESTE SEMESTRE: OS ESTUDANTES SÃO, PORTANTO, CO-AUTORES DO PROGRAMA DADO EM PC;

 

ESTE PROJECTO CONSTITUI UM LIVRO VIRTUAL A INTEGRAR NA NOSSA PÁGINA NO MOODLE.

 

 

EM GRUPOS DE 1 (MÍNINO) ATÉ 6 (MÁXIMO) DE ALUNOS, QUE DESENVOLVERÃO UM TEMA, NUM POWER-POINT, COM UMA REFLEXÃO ESCRITA QUE APRESENTE O TEMA DO POWER POINT;

 

COM EFEITO, ESTE PROJECTO CONSTITUI EM PARTE O PROGRAMA CURRICULAR EM PC ESTE SEMESTRE.

 

PERCENTAGEM DA NOTA FINAL: 40%

 

(Como parte desta parte da Frequência, cada grupo deve reunir-se com o docente, pelo menos uma vez, durante as horas de atendimento no Café da Biblioteca para desenvolver ideias, discutir IGNOREes bibliográficas, portais, etc.) Os projectos poderão ser apresentados a partir do 10 Maio 2015.)

3.NÃO FAZ PARTE DA FREQUÊNCIA

CRÓNICAS DA TORRE DE BABEL NO SÉCULO XXI (2014-2015): PROJECTO PARALELO DA AUTORIA DO DOCENTE, COM NOVO MATERIAL (CLIPS, YOUTUBES,PORTAIS, PODCASTS, EXCERTOS DE OBRAS, ETC.) DE MODO A INTENSIFICAR A NOSSA CONVIVÊNCIA COM OS MÚLTIPLOS TEMAS DA CONTEMPORANEIDADE

PROJECTO DO DOCENTE QUE ASSIM APRESENTARÁ MATERIAL QUE SIRVA POR SUA VEZ PARA GERAR IDEIAS RELATIVAMENTE AOS PROJECTOS DOS ALUNOS

SEM NOTA!

 

Estas Crónicas são da responsabilidade do docente apenas. Representam uma série (crónica) de reflexões ou, até, posts da autoria do docente no âmbito do pensamento em torno da contemporaneidade. É de uso estritamente facultativo por parte dos estudantes.

4. FAZ PARTE DA FREQUÊNCIA

TRÊS WORKSHOPS

HAVERÁ TRÊS WORKSHOPS AO LONGO DO SEMESTRE, AO RITMO DE UM WORKSHOP/MÊS: ESTES WORKSHOPS PERMITIRÃO O ALARGAMENTO DAS NOSSAS REFLEXÕES, COM CONVIDADOS.

 

 

ASSISTIR A QUANTOS WORKSHOPS NO MÍNIMO?

 

UM MÍNIMO DE 2 WORKSHOPS DO TOTAL DE 3 WORKSHOPS

 

A ELABORAÇÃO PELO/A ALUNO/ DE UMA BREVE REFLEXÃO (1-2 PÁGINAS) RELATIVAMENTE A CADA WORKSHOP A QUE TENHA ASSISTIDO:

 

PERCENTAGEM: 20%

 

 

5. NÃO FAZ PARTE DA FREQUÊNCIA

DIÁLOGO FINAL, ENTRE CADA ALUNO/A E O DOCENTE

A PROPOSTA DA NOTA FINAL A PARTIR DO TRABALHO FEITO, NO FINAL DO SEMESTRE:

PROPOSTA DA NOTA FINAL

 

Em data a determinar

6. NÃO FAZ PARTE DA FREQUÊNCIA

CRÉDITO EXTRA

DIÁLOGO COM O DOCENTE NAS HORAS DE ATENDIMENTO EM TORNO DO PROJECTO (CADA DIÁLOGO FICA REGISTADO COM DATA DO DIÁLOGO NO CAFÉ  DA BIBLIOTECA); E-MAILS ENVIADOS E TROCADOS COM O DOCENTE EM TORNO DE TEMAS ABORDADOS NAS AULAS E/OU TEMAS AFINS; SUGESTÕES DE CLIPS, RELFEXÃO SOBRE FILMES VISTOS NO CINE CLUBE OU OUTROS FILMES, SITES, OBRAS IMPRESSAS, ETC. NO ÂMBITO DE PC; PARTICIPAÇÃO EM FÓRUNS NA NOSSA PÁGINA NO MOODLE, A ELABORAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NO TERCEIRO WORKSHOP (COM UMA REFLEXÃO ESCRITA DE 1-2 pp.); A PRESENÇA NUM TOTAL DE 9-13 AULAS DE PC (NÚMERO TOTAL DE AULAS ESTAS SEMESTRE: 13), ETC.

PERCENTAGEM: DE 0-2 VALORES DA NOTA FINAL

7. Há exame escrito na época de Recurso

 

 

 

Os estudantes poderão ir a recurso no caso de terem realizado a frequência da disciplina.

 

O exame de recurso terá como área de questionamento os temas abordados ao longo do semestre pelo docente e pelos alunos: ver notícias, sumários e documentação afim no CLIP e no MOODLE.

Em data a ser determinada pela FCT:

 

 

 

Courses