Faculdade de Ciências e Tecnologia

Seminário em Educação e Formação de Adultos

Código

10088

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

10.0

Professor responsável

Mariana Teresa Gaio Alves

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Conteúdo

1 – Pespectivas Teóricas e Conceptuais:

 

1.1 – Abordagens disciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares

1.2 – Educação e Formação de Adultos e Aprendizagem ao Longo da Vida: distinções e proximidades conceptuais

1.3 – Principais autores e correntes teóricas nos planos nacional e internacional

 

2 – Processos de Educação e Formação de Adultos:

 

2.1 – Desenvolvimento dos Sistemas Educativos e de Educação/Formação de Adultos

2.2 – Globalização, Sociedade do Conhecimento e Aprendizagem ao Longo da Vida

2.3 – Aprendizagem e/ou Educação Profissional, Experencial, Não-Formal e Informal

Bibliografia

ÁVILA, P. (2008). A Literacia dos Adultos: Competências-chave na Sociedade do Conhecimento. Lisboa: Celta.CANÁRIO, R. (1999). Educação de Adultos: um campo, uma problemática. Lisboa: Educa.; CANÁRIO, R., & CABRITO, B. (2008). Educação e Formação de Adultos: mutações e convergências. Lisboa: Educa.; EDWARDS, R., BIESTA, G., & THORPE, M. (2009). Rethinking contexts for learning and tecahing: communities, activities and networks. London and New York: Routledge.; FERNÁNDEZ, F. S. (2006). As raízes históricas dos modelos actuais de educação de pessoas adultas. Lisboa: Educa.; ILERIS, K. (2009). Contemporary Theories of Learning. London and New York: Routledge.; JARVIS, P. (2009). Learning to be a person in society. London and New York: Routledge.

Cursos