Faculdade de Ciências e Tecnologia

Introdução à Conservação e Restauro I

Código

10130

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Conservação e Restauro

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria da Conceição Lopes Casanova

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

O objectivo desta disciplina é integrar o aluno nos projectos de investigação e de prática de conservação, em curso no Departamento, permitindo que ele apreenda, de imediato, a complexidade do trabalho corrente, nesta área científica.

Cada aluno tem um tutor, outro aluno do departamento de mestrado ou doutoramento, e o orientador que coincide com o responsável do Laboratório, sendo a coordenação global da disciplina realizada pela sua responsável.

Os alunos serão distribuídos pelos seguintes laboratórios e programas:

1. Laboratório Cientifico

2.  Laboratório de Cerâmica e Vidro

3.  Laboratório de Metais

4. Laboratório de Pintura

5. Laboratório de Documentos Gráficos

6. Laboratório de Fotografia

7. Laboratório de Biodeterioração da Pedra e Conservação Preventiva

8. Programa: Documentar para Conservar.

No final do semestre o aluno deverá ser capaz de i) utilizar as ferramentas fundamentais para poder proceder à pesquisa bibliográfica, recorrendo a IGNOREes fidedignas;  ii) revelar capacidades organizativas e cumprir com as regras de higiene e segurança indispensáveis ao trabalho com alto grau de qualidade iii) desenvolver a capacidade critica que lhe permite diferenciar entre medidas de conservação aceitáveis e desajustadas vi) apresentar e transmitir as conclusões do trabalho desenvolvido, nomeadamente através de uma apresentação oral e de um relatório escrito.

Conteúdo

1. Instituições relevantes de Conservação e Restauro: funções principais e publicações.

2. Iniciação à pesquisa documental: pesquisa na internet e em Bases de Dados especializadas.

3. Introdução aos métodos de investigação.

4. Métodos de organização do trabalho no laboratório de Conservação e Restauro.

5. Princípios de higiene e segurança no trabalho.

6. Iniciação aos métodos de conservação preventiva.

7. Iniciação às práticas elementares de conservação.

8. Execução de relatórios técnicos e métodos de apresentação. 

Bibliografia

Bibliografia geral:

AZEVEDO, Carlos Alberto Moreira - Metodologia científica: contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos. 9ª ed. Lisboa: Universidade Católica, 2008. 180 p. 

CASE, Donald Owen - Looking for information [Recurso electrónico] : a survey of research on information seeking, needs, and behavior.2nd ed. London: Academic Press, 2007. 423 p. 

CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de, org. -Construindo o saber: metodologia científica: fundamentos e técnicas. 15.ª ed. Campinas: Papirus, 2003. 175 p. 

NUNES, Fernando M. D. Oliveira - Segurança e higiene do trabalho: manual técnico. Amadora, Portugal: Edições Gustave Eiffel, 2006. 637 p.

Bibliografia específica: a fornecer pelo Laboratório em função do projecto em curso

Método de avaliação

O aluno será avaliado, em avaliação continua, no laboratório onde está  a desenvolver o seu programa de trabalho e por um relatório escrito sobre as atividades desenvolvidas, a apresentar ao coordenador do laboratório.

Nessa avaliação serão contemplados os seguintes parâmetros: frequência e assiduidade, empenho, capacidade de integração e trabalho em equipa, compreensão das matérias, capacidade crítica,  expressão oral e escrita.

Estes dois métodos de avaliação devem corresponder a 40% da nota final e são da responsabilidade do coordenador do laboratório, o qual será coadjuvado pelo tutor do aluno a avaliar.

Os restantes 60% da nota final correspondem à apresentação oral e discussão do trabalho perante os coordenadores dos laboratórios e o responsável pela disciplina.

A apresentação oral está prevista para 19 de Dezembro.

 

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