
Introdução à Conservação e Restauro I
Código
10130
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria da Conceição Lopes Casanova
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo desta disciplina é integrar o aluno nos projectos de investigação e de prática de conservação, em curso no Departamento, permitindo que ele apreenda, de imediato, a complexidade do trabalho corrente, nesta área científica.
Cada aluno tem um tutor, outro aluno do departamento de mestrado ou doutoramento, e o orientador que coincide com o responsável do Laboratório, sendo a coordenação global da disciplina realizada pela sua responsável.
Os alunos serão distribuídos pelos seguintes laboratórios e programas:
1. Laboratório Cientifico
2. Laboratório de Cerâmica e Vidro
3. Laboratório de Metais
4. Laboratório de Pintura
5. Laboratório de Documentos Gráficos
6. Laboratório de Fotografia
7. Laboratório de Biodeterioração da Pedra e Conservação Preventiva
8. Programa: Documentar para Conservar.
No final do semestre o aluno deverá ser capaz de i) utilizar as ferramentas fundamentais para poder proceder à pesquisa bibliográfica, recorrendo a IGNOREes fidedignas; ii) revelar capacidades organizativas e cumprir com as regras de higiene e segurança indispensáveis ao trabalho com alto grau de qualidade iii) desenvolver a capacidade critica que lhe permite diferenciar entre medidas de conservação aceitáveis e desajustadas vi) apresentar e transmitir as conclusões do trabalho desenvolvido, nomeadamente através de uma apresentação oral e de um relatório escrito.
Conteúdo
1. Instituições relevantes de Conservação e Restauro: funções principais e publicações.
2. Iniciação à pesquisa documental: pesquisa na internet e em Bases de Dados especializadas.
3. Introdução aos métodos de investigação.
4. Métodos de organização do trabalho no laboratório de Conservação e Restauro.
5. Princípios de higiene e segurança no trabalho.
6. Iniciação aos métodos de conservação preventiva.
7. Iniciação às práticas elementares de conservação.
8. Execução de relatórios técnicos e métodos de apresentação.
Bibliografia
Bibliografia geral:
AZEVEDO, Carlos Alberto Moreira - Metodologia científica: contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos. 9ª ed. Lisboa: Universidade Católica, 2008. 180 p.
CASE, Donald Owen - Looking for information [Recurso electrónico] : a survey of research on information seeking, needs, and behavior.2nd ed. London: Academic Press, 2007. 423 p.
CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de, org. -Construindo o saber: metodologia científica: fundamentos e técnicas. 15.ª ed. Campinas: Papirus, 2003. 175 p.
NUNES, Fernando M. D. Oliveira - Segurança e higiene do trabalho: manual técnico. Amadora, Portugal: Edições Gustave Eiffel, 2006. 637 p.
Bibliografia específica: a fornecer pelo Laboratório em função do projecto em curso
Método de avaliação
O aluno será avaliado, em avaliação continua, no laboratório onde está a desenvolver o seu programa de trabalho e por um relatório escrito sobre as atividades desenvolvidas, a apresentar ao coordenador do laboratório.
Nessa avaliação serão contemplados os seguintes parâmetros: frequência e assiduidade, empenho, capacidade de integração e trabalho em equipa, compreensão das matérias, capacidade crítica, expressão oral e escrita.
Estes dois métodos de avaliação devem corresponder a 40% da nota final e são da responsabilidade do coordenador do laboratório, o qual será coadjuvado pelo tutor do aluno a avaliar.
Os restantes 60% da nota final correspondem à apresentação oral e discussão do trabalho perante os coordenadores dos laboratórios e o responsável pela disciplina.
A apresentação oral está prevista para 19 de Dezembro.