
Ecologia Geral
Código
10356
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
Créditos
3.0
Professor responsável
Maria Rosa Santos de Paiva, Maria Teresa Calvão Rodrigues
Horas semanais
3
Língua de ensino
Português
Objectivos
Os objectivos da disciplina baseiam-se na premissa que, futuros Engenheiros do Ambiente deverão adquirir uma perspectiva cientificamente fundamentada, sobre os seguintes tópicos:
- Energia e ecossistemas: utilização e degradação pelas populações e comunidades. Aplicações práticas: efectuar quantificações da produtividade dos ecossistemas; avaliar da possibilidade de aplicação de estratégias de gestão tendentes a maximizar a produtividade; avaliar os impactes positivos e negativos, decorrentes da aplicação de cada uma delas.
- Respostas das populações e das comunidades às variações dos parâmetros físicos e bióticos. Aplicações práticas: prever qual o tipo e sentido das respostas, o que permitirá avaliar a tolerância e capacidade de sobrevivência dos organismos quando sujeitos a impactes ambientais.
- Principais mecanismos que determinam a dinâmica das populações. Aplicações práticas: proceder à modelação dos processos populacionais e prever a evolução numérica das populações. Quantificar os efectivos populacionais e avaliar o estatuto das populações animais e vegetais.
- Conhecimento elementar sobre a constituição, dinâmica e problemas que se colocam na actualidade a alguns dos tipos de biomas. Aplicações práticas: são fornecidas bases que posteriormente permitirão aos alunos delinear estratégias adequadas para a gestão de ecossistemas e biomas.
Em síntese, considera-se que após obtida aprovação nesta disciplina, os alunos saberão interpretar os principais processos que regem as comunidades naturais, com base em princípios científicos e terão identificado as potencialidades da Ecologia como ferramenta aplicável à resolução, ou minimização, de problemas ambientais.
Pré-requisitos
Considera-se que os alunos realizaram todas as disciplinas anteriores, sendo particularmente relevantes para o estudo da Ecologia as disciplinas de Introdução aos Problemas do Ambiente e Biologia.
Conteúdo
PROG
1. INTRODUÇÃO [ 3 aulas ] 1.1. Interdisciplinaridade da ecologia. Níveis de organização. Interacções entre níveis tróficos e mecanismos. 1.2. Processos de especiação. 1.4. Problemática contemporânea: caso de estudo.
2. ENERGIA e PRODUTIVIDADE dos ecossistemas [ 5 aulas ] 2.1. Cadeias tróficas. Fluxos energéticos. 2.2. Inputs energéticos e produtividade. Factores limitantes da produtividade. 2.3. Estratégias para optimização da produtividade. 2.4. Discussão.
3. ECOLOGIA DE POPULAÇÕES
3.1. GENÉTICA de POPULAÇÕES [ 4 aulas ] 3.1 Mecanismos genéticos e consequências. 3.2 Seleção natural. Condições e consequências. Modelo de equilíbrio. 3.3. Aleatoridade. Efeito do fundador e deriva neutra. 3.4 Aplicações à gestão de ecossistemas. 3.5 Discussão.
3.2. DINÂMICA de POPULAÇÕES [ 5 aulas] 3.2.1. Processos populacionais. Quantificação de efectivos. Tabelas e modelos: construção, análise e valor predictivo. 3.2.2. Competição intraespecífica. Factores de mortalidade e dependência da densidade. 3.2.3. Interacções tipo (- - ) e (+ -). 3.2.4 Aspectos co-evolutivos. 3.2.5 Discussão.
3.3 FACTORES ECOLÓGICOS [ 4 aulas ] 3.3.1. Princípios gerais e papel limitante. 3.3.2 Alguns factores: modo de actuação e consequências. 3.3.3 Aplicações práticas. Discussão.
4 SÍNTESE [ 3 aulas]
4.1 Estrutura das comunidades e tendência evolutiva. 4.2 Biodiversidade: causas de erosão e medidas para travar o seu declínio. 4.3 Caso de estudo. Discussão geral.
Bibliografia
BEGON M, COLIN R, TOWSEND J, HARPER L. 2005. Ecology: From Individuals to Ecosystems. 4th Edition, 752 pp. Wiley-Blackwell
*BOLHUIS, J.J., GIRALDEAU, L-A. 2005. The Behavior of Animals. Mechanisms, Functions, and Evolution. Blackwell Publishing, Oxford
*GASTON, K.J., SPICER, J. I. 2004. Biodiversity – An Introduction. Blackwell Pub. Co. ISBN 1-4051-1857
*ODUM, E. 1971. Fundamentos de Ecologia. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. (Chapter 3 only): “Princípios e Conceitos Fundamentais Relacionados com a Energia”]
*PITÉ, M. T. e AVELAR, T. 1996. Ecologia das Populações e das Comunidades - uma abordagem evolutiva do estudo da biodiversidade. Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
*RANTA, E., KAITALA, V., LUNDBERG, P. 2005. Ecology of Populations. Cambridge University Press. ISBN: 0521854350.
*SOUTHWOOD, T. R. E., HANDERSON, P. A. 2000. Ecological Methods. Blackwell Science. ISBN 0632054778
Método de ensino
O método de ensino adoptado é de avaliação contínua, o que pressupõe uma participação activa e contínua dos alunos no aprofundamento dos tópicos delineados nas aulas. Os alunos deverão investir um mínimo de 3 horas semanais de estudo autónomo. Não se utiliza um livro de texto único. A página da disciplina contém a maior parte da informação relevante. Além disso, no decorrer das aulas será distribuído material de estudo e serão indicadas outras IGNOREes de informação.
Método de avaliação
AVALIAÇÃO: 55% * nota dos testes ou exame + 45% * nota da componente prática.
Quer na componente teórica quer na prática, deverão obter uma nota mínima de 10 valores.
Serão efectuados 3 testes teóricos.
Caso num dos testes seja obtida uma nota inferior a 9.0 será obrigatória a realização do exame final.
Presença: É obrigatória a frequência de pelo menos 2/3 das aulas práticas.
Componente prática: 2 trabalhos práticos de grupo (dois estudantes).
TRABALHADORES-ESTUDANTES - Os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante, reconhecido pelos Serviços Académicos, NÃO estarão dispensados de obter frequência, isto é de realizar os trabalhos, pelo que terão, obrigatoriamente, de indicar à docente a sua situação, quando decorrerem as inscrições para os turnos práticos no início do semestre.