Faculdade de Ciências e Tecnologia

Ciência, Tecnologia e Sociedade

Código

10358

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

3.0

Professor responsável

Maria Paula Pires dos Santos Diogo

Horas semanais

4

Total de horas

36

Língua de ensino

Português

Objectivos

Objectivos da disciplina:

* (i) levar os alunos a interrogarem-se sobre a natureza e a extensão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade no mundo actual;

* (ii) catalisar a reflexão crítica dos alunos sobre a sua futura experiência profissional e de cidadania.

* (iii) aumentar a capacidade de decisão e adaptação dos alunos num mundo em mudança.

 

Pretende-se:

(i) aquisição de conhecimentos:

* compreender a estrutura da tecnociência e sua relação  com os contextos económico, político, social e cultural;

* dominar conceitos fundamentais para a análise das inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

 

 (ii) aquisição de competências:

* perspectivar o relacionamento entre ciência e a tecnologia e sociedade;

* construir uma memória crítica sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade europeia;

* desenvolver o sentido de ética e responsabilidade social do cientista e do engenheiro;

* relacionar a prática profissional com a prática de uma cidadania crítica e consciente.

 

Pré-requisitos


n/a

Conteúdo

 

      0. Ciência, Tecnologia e Sociedade: Tópicos fundamentais na   análise da relação ciência, tecnologia e sociedade. Ética, responsabilidade social e cidadania

  1. Risco, Segurança e Responsabilidade: sociedade de risco e a ética moderna. Ética, responsabilidade social e cidadania
  2. Ciência, Tecnologia e Género: as mulheres no trabalho em ciência e tecnologia; o género na construção do discurso científico.
  3. Redes de Sustentabilidade - ambiente e sociedade: intersecções entre decisão politica/económica, competências científicas e técnicas e questões ambientais.
  4. Modelos de investigação tecnocientífica contemporâneos e responsabilidade social. Os casos de Einstein, Bohr e Oppenheimer:

  5. O Futuro Bio e Nano: landmarks e debates politicos e éticos.
  6. E o Homem Criou o Ciborgue: ciência, tecnologia e cultura popular; medos e desconfianças; fronteiras entre humano e não-humano.
  7. Visualizando a modernidade - Ciência, tecnologia e cinema: narrativas cinematográfica e tecnociência.
  8. A Sociedade da Informação e a contemporaneidade.

 

Bibliografia

Allhoff, F.et al (eds.), Nanoethics: The Ethical and Social Implications of Nanotechnology

Brodwin, P.E. (ed.), Biotechnology and Culture: Bodies, Anxieties, Ethics

Carson, R., Silent Spring

Castells, M., Rise of The Network Society

Collins, H., Pinch, T., The Golem at Large

Irwin, A., Sociology and the Environment

Jonas, H., The Imperative of Responsibility: In Search of Ethics for the Technological Age

Evetts, J., Gender and Career in Science and Engineering

Elliott, J., An Introduction to Sustainable Development

Malartre, E., Benford, G., Beyond Human: Living with Robots and Cyborgs

Goodchild, P., J. Robert Oppenheimer, Shatterer of Worlds

Método de ensino

 

Cada sessão da disciplina tem três horas teórico-práticas, onde a exposição dos conteúdos do programa são assegurados pelo docente, apoiado em materiais didácticos complementares relevantes, nomeadamente iconografia diversa, extractos de obras científicas, técnicas e de literatura, em ambos os casos coevas da matéria leccionada na sessão, e filmes.

A quarta hora da disciplina é de trabalho autónomo do aluno, baseado nos materiais que serão disponibilizados na página de CTS.

Procura-se sempre estimular nos alunos uma leitura crítica e integrada destes materiais didácticos nos conteúdos do programa através dos quais serão directamente avaliados

Método de avaliação

A disciplina para licenciaturas e mestrados é avaliada pelos seguintes elementos:

1. 2 miniquizzes sobre cada módulo sobre o material complementar à sessão, disponível na página da disciplina CTS (realização online). Número máximo de tentativas por miniquizze: 3.

Peso na nota final: 25%

2. 1 quizz sobre material audio-visual com questões relacionadas com a matéria dos 8 módulos(realização online). Número máximo de tentativas: 6.

Peso na nota final: 20%

3. um teste obrigatório sobre o material tratado nas sessões. Este teste terá 8 grupos, dos quais o aluno seleccionará 6 para responder (realização presencial). O teste só poderá ser feito por alunos que tenham tido frequência á disciplina. Nota Mínima: 7

Peso na nota final: 55%

A intervenção nos debates suscitados nas aulas será levada em conta para ajustes de nota.

A disciplina tem frequência mínima e registo de presenças. É condição necessária para que o aluno tenha frequência: (1) a presença em 3/4 das sessões (6 em 8); (2) a realização de dois miniquizzes em cada um dos 8 módulos.

O teste tem como objectivo  a avaliação da compreensão e domínio dos conteúdos do programa da disciplina; os quizzes respeitam ao trabalho de interpretação do material de apoio apresentado nas sessões em novos contextos, de forma autónoma.

 


Cursos