
Remediação de Solos
Código
10384
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
Créditos
3.0
Professor responsável
Alexandra de Jesus Branco Ribeiro
Horas semanais
3
Total de horas
49
Língua de ensino
Português
Objectivos
- Objectivos e competências a adquirir:
Aquisição dos conhecimentos necessários à elaboração de soluções para áreas contaminadas. Aplicação de metodologia de avaliação de locais contaminadas. Técnicas de remediação de acordo com o estado-da-arte. Assegurar a ligação teoria-prática recorrendo a casos de estudo e/ou, preferencialmente, a projectos em execução.
- Capacidade para avaliar a qualidade geral do solo e analisar os riscos e impactes inerentes a diferentes sistemas de uso do solo;
- aquisição de competências na identificação de problemas de poluição do solo, aplicação de metodologias de avaliação de áreas contaminadas, análise dos resultados e ferramentas para a sua remediação e
- desenvolver capacidades de transmissão e exposição de conhecimentos adquiridos.
Conteúdo
1. ENQUADRAMENTO, PRINCIPAIS CONCEITOS E TERMINOLOGIA SOBRE REMEDIAÇÃO DE SOLOS; ASPETOS METODOLÓGICOS.
2. SOLO E A CONTAMINAÇÃO DO SOLO Funções e usos do solo. Degradação da qualidade do solo. Estratégia Temática da Protecção do Solo. Algumas propriedades do solo importantes na contaminação/ remediação: textura; M.O.; CTC; água do solo; pH.
Contaminação de solos por diferentes classes de poluentes. Regime Legal dos Solos Contaminados. Desenvolvimentos em Curso. Estratégia Nacional para Solos Contaminados 2011-2016. Áreas Contaminadas em Portugal. Exemplos de Passivos Ambientais e o que está a ser feito.
Gestão de Locais contaminados na UE e outros países.
3. METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE LOCAIS CONTAMINADOS Plano de avaliação e fases de investigação.
4. TÉCNICAS DE REMEDIAÇÃO DE SOLOS Métodos de tratamento e métodos de confinamento. Processos in-situ e ex-situ (on-site e off-site). Térmicos; Físico-químicos; Electro-químicos; Biológicos.
Estado de desenvolvimento, utilização, aplicabilidade, confiança e duração.
5. CASOS DE ESTUDO Verificação das medidas de remediação executadas.
Bibliografia
Nathanail, C. P.; Bardos, R. P. 2004. Reclamation of Contaminated Land. John Wiley & Sons, Ltd., Chichester, West Sussex,England, ISBN 0-471-98560-0, 238 pp..
Prasad, M.N.V., Sajwan, K.S., Naidu, R. (Eds.) 2006. Trace Elements in the Environment: Biogeochemistry, Biotechnology and Bioremediation,Taylor & Francis, CRCPress,Florida,USA, ISBN 1-56670-685-8, 726 pp..
Reddy, K., Cameselle, C. (Eds.) 2009. Electrochemical Remediation Technologies for Polluted Soils, Sediments and Groundwater. John Wiley & Sons, Inc.,Hoboken,New Jersey,USA, ISBN 978-0-470-38343-8, 732 pp..
Stegmann, R.; Brunner, G.; Calmano, W., Matz, G. (Eds.) 2001. Treatment of Contaminated Soil. Fundamentals, Analysis, Applications. Springer,Berlin, ISBN 3-540-41736-2, 658 pp..
van Liedekerke, M.; Prokop, G.; Rabl-Berger, S.; Kibblewhite, M. 2012. Progress in the Management of Contaminated Sites (CSI 015). Draft report, European Commission, 12 pp..
Método de ensino
A leccionação das aulas teórico-práticas e práticas é realizada no Laboratório de Ensino de Solos (Lab. 231), que se pretende equipada com data-show.
O material pedagógico para acompanhamento da matéria é disponibilizado na página da UC no Moodle. A mesma permite o acompanhamento dos alunos ao longo do semestre, nomeadamente no que respeita à realização do trabalho de grupo.
Método de avaliação
1 – AVALIAÇÃO 1.1 – Obtenção de frequência a) Nº de faltas inferior ou igual a 1/3 do nº total de aulas teórico-práticas e práticas.
1.2 – 1.2.1. Avaliação da matéria TP tem um peso de 30% na classificação final. É realizada através de 1 teste ao longo do semestre. A nota final é obtida por média ponderada. 1.2.2. – Realização de 1 trabalho individual, que tem um peso de 35% na classificação final. 1.2.3. - Avaliação por exame final aplica-se a alunos que tenham obtido frequência à UC e que tenham reprovado. Aplica-se também às melhorias.
1.3 – Trabalho de grupo: O trabalho, com um máximo de 10 páginas, deve obedecer às normas de formatação disponibilizadas na página da disciplina, no Moodle. 1- O prazo limite de entrega do trabalho está dependente do tema, devendo este ser entregue como documento escrito e, simultaneamente, descarregado na página da disciplina no Moodle (no local já criado para este efeito). 2- Cada grupo fará uma exposição oral do seu trabalho, durantes as aulas (dia dado a conhecer atempadamente), através de uma apresentação que não pode exceder os 30 minutos. Nota: o acompanhamento da disciplina é feito através da página criada na plataforma Moodle, pelo que todos os alunos deverão estar inscritos, de forma a poder acompanhá-la.