
Probabilidades e Estatística C
Código
10410
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Matemática
Créditos
6.0
Professor responsável
Gracinda Rita Diogo Guerreiro
Horas semanais
4
Total de horas
56
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo principal da disciplina é a transmissão de conceitos básicos de Probabilidades e Estatística, necessários a um aprofundamento posterior do conhecimento nesta área. Pretende-se que os alunos adquiram competências que permitam entender e analisar estas e outras técnicas estatísticas necessárias à sua actividade profissional, nomeadamente, a utilização dos métodos estatísticos de recolha, análise e interpretação de dados.
Numa primeira fase do tratamento estatístico, pretende-se que os alunos consigam formalizar correctamente problemas que envolvam o resultado de experiências aleatórias, utilizando para isso o conhecimento adquirido com a teoria das probabilidades.
Numa segunda fase, introduz-se um conjunto de técnicas estatísticas que permitem o estudo de parâmetros numa população (Inferência estatística). Entre estas técnicas, destaca-se a regressão linear, que constitui um primeiro exemplo de modelação do real através da Estatística.
Pré-requisitos
Conhecimentos ao nível da Análise Matemática, salientando-se as primitivas, os integrais e as funções de várias variáveis.
Conteúdo
1. Teoria das probabilidades.
2. Variáveis aleatórias discretas e absolutamente contínuas.
3. Vectores aleatórios.
4. Algumas distribuições importantes.
5. Teorema Limite Central.
6. Estimação pontual.
7. Estimação por intervalo de confiança.
8. Testes de hipóteses.
9. Regressão linear simples.
Bibliografia
Pedrosa, António (2004). Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. Porto Editora.
Guimarães, R. C. e Cabral, J. S. (1997). Estatística, McGraw-Hill.
Paulino e Branco (2005). Exercícios de Probabilidade e Estatística. Escolar Editora.
Pestana e Velosa (2006). Introdução à Probabilidade e à Estatística. Fundação Calouste Gulbenkian.
Montgomery, D. C. e Runger, G. C. (2002). Applied Statistics and Probability for Engineers, John Wiley and Sons.
Ross, Sheldon (1987). Introduction to Probability and Statistics for Engineers and Scientists. Wiley.
Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A. e Pimenta, C., (2002). Introdução à Estatística, McGraw-Hill.
Mood, A. M., Graybill e Boes (1974). Introduction to the Theory of Statistics., McGraw-Hill.
Rohatgi (1976). An Introduction to Probability Theory and Mathematical Statistics. Wiley.
Tiago de Oliveira (1990). Prob. e Est.: Conceitos, Métodos e Aplicações., vol. I, II. McGraw-Hill.
Método de ensino
Aulas teóricas e práticas participadas, com exposição oral da matéria e resolução de problemas.
Método de avaliação
PRESENÇA ÀS AULAS
Em todas as aulas serão assinaladas as presenças dos alunos.
Só serão admitidos para avaliação os alunos que tenham um máximo de 4 faltas nas aulas práticas durante o semestre actual e os alunos que tenham obtido frequência no ano anterior.
Os alunos com estatuto Trabalhador-Estudante ficam abrangidos pela legislação em vigor.
Caso os alunos não compareçam consecutivamente às três primeiras aulas práticas, serão automaticamente retirados do respectivo turno.
Os alunos que queiram justificar as suas faltas, deverão entregar o respectivo comprovativo de justificação no prazo de 5 dias úteis, a contar da data em que ocorreram essas mesmas faltas. Só serão admitidas automaticamente, justificações por motivo de doença. Outras justificações serão apreciadas pelos professores e, consequentemente, deferidas ou não.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
A avaliacão contínua será feita por três testes, a realizar nos dias 11/04, 16/05 e 15/06.
Os testes realizar-se-ão fora do periodo de aulas e terão uma duração de 1h45m.
O aluno obtém aprovação na disciplina se a média ponderada dos três testes for superior ou igual a 9.5 valores. Caso um aluno não compareça a um dos testes, esse teste entrará com o factor de "0 x percentagem correspondente" para a classificação final.
Nota final= 1/3 T1 + 1/3 T2 + 1/3 T3
Os alunos que têm frequência do ano anterior (2012/2013) poderão optar por não vir às aulas. A situação relativa à frequência de cada aluno estará disponível para consulta no CLIP em Documentação de Apoio/Outros.
AVALIAÇÃO DA ÉPOCA DE RECURSO
A avaliação da época de recurso é feita por exame, sendo válida tanto para melhoria de nota como para aprovação à cadeira.
O exame é classificado numa escala de 0 a 20 valores. O aluno obtém aprovação à disciplina se conseguir nota superior ou igual a 9.5 valores no exame.
O aluno que obtiver uma nota final superior ou igual a 17.5 deverá realizar uma prova oral de defesa de nota (em data a acordar). Se o aluno não comparecer à prova oral ficará com uma nota final de 17 valores.
MELHORIA DE NOTA
Os alunos que pretenderem realizar o exame de recurso, com vista à melhoria de nota, devem, antecipadamente, requerer essa melhoria junto dos serviços académicos.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Os alunos devem confirmar se o e-mail registado no CLIP está correcto.
Para realização e provas de avaliação, o aluno deverá trazer um caderno de exame, máquina de calcular e identificação.
Devido ao elevado número de alunos inscritos, os docentes poderão não responder a todos os e-mails que recebam. O envio de e-mail deve ser feito apenas para situações importantes e urgentes.
As inscrições para cada teste ou exame deverão ser feitas dentro do prazo assinalado no CLIP.