
Tecnologias de Corte
Código
10477
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
Créditos
6.0
Professor responsável
Jorge Joaquim Pamies Teixeira
Horas semanais
5
Total de horas
70
Língua de ensino
Português
Objectivos
Descrição:
A disciplina tem como objectivo fornecer aos alunos os conhecimentos fundamentais da maquinagem (corte de metais e não metais) e de técnicas experimentais de análise[1º Módulo] e corte por arrombamento, estampagem e outras tecnologias de deformação[2º Módulo].
Saber:
Espera-se que os estudantes adquiram conhecimento científico e técnico relativos aos mecnismos físicos das tecnologias de corte, tanto em termos do corte mais convencional como do corte em alta velocidade, relacionando os diferentes fenómenos que ocorrem (vibrações, chattering, desgaste de ferramentas, etc.). Adicionalmente, espera-se também que adquiram conhecimento das novas tendencias trecnológicas e do estado da arte das tecnologias de corte bem como das novas ferramentas de análise, designadamente, a Simulação
Na segundo módulo, dedicado ao corte por arrombamento e estampagem, espera-se também que os estudantes adquiram o conhecimento necessário para o desenvolvimento de novas ferramentas e novos processos. A inclusão de ferramentas de software para simulação e projecto de ferramentas são estudadas e utilizadas.
Fazer:
- Prepararação de trabalho para maquinagem: selecção dos parâmetros de corte, ferramentas e outros utensílios.
- Optimização da maquinagem segundo critérios de custo mínimo e produção máxima
- Análise experimental do corte
- Projeto de ferramentas de corte por arrombamento e estampagem (simples e progressivas)
Soft skills:
- Trabalho em equipa em ambiente de laboratório
- Desenvolver pensamento crítico
- Competências de escrita técnica
Pré-requisitos
É fundamental ter realizado a disciplina de Tecnologias e Processos Mecânicos
Conteúdo
Módulo I: Corte por arranque de apara:
Processos de maquinagem e seus parâmetros fundamentais. Factores quantitativos da remoção de material. Elementos operacionais das ferramentas de corte. Mecânica do corte ortogonal. Energia específica de corte. Forças e potências no corte. Aspectos termodinâmicos do corte por arranque de apara. Desgaste e vida das ferramentas de corte. Materiais para ferramentas de corte. Acabamentos e integridade superficial na maquinação. Optimização das condições de corte. Processos não convencionais de maquinagem (Electroerosão; Maquinagem por ultrasons; Maquinagem por extrusão de pasta abrasiva; Maquinagem química e electroquímica)
Módulo 2: Corte por arrombamento, dobragem e estampagem:
Processos e equipamentos. Ferramentas simples e progressivas. Elementos para a concepção e projecto de ferramentas. Materiais para ferramentas. Projecto de ferramentas.
Bibliografia
Pamies Teixeira, “Fundamentos físicos do corte dos metais”, Edinova, 2001 (para Comprar)
Y. Altintas, "Manufacturing Automation: Metal Cutting Mechanics, Machine Tool Vibrations and CNC Design", Cambridge Univ. Press., ISBN 0-52165973-6, 2000. Mario Rossi, “Estampado en frio de la chapa”, Hoelpi, 1970.
Dino Ferraresi, “Fundamentos da usinagem dos metais, Edgar Blucher, 1977
Tool and Manufacturing Engineers Handbook – Vol 1 Machining, SME, 1983
A. Dias dos Santos, J. Ferreira Duarte, A. Barata da Rocha, Tecnologia da Embutidura, ISBN: 972-8826-03-06 Oehler, Kaiser, “Herramientas de Troquelar, Estampar y Embutir” Ed. Gustavo Gili, 1977.
J. Rodrigues, Paulo Martins, Tecnologia Mecânica: Tecnologia da Deformação Plástica, Escolar Editora, ISBN 972-592-185-2. “Die Design Handbook” SME 3ª Ed.
F. Provenza “Estampos” Ed. F. Provenza, 1991
Método de ensino
Aulas teóricas com a apresentação dos temas fundamentais de suporte à aprendizagem.
Aulas práticas onde são resolvidos problemas que simulam situações reais de planeamento de processos: Resolução de problemas.
Aulas laboratoriais e realização de 1 trabalho onde o aluno desenvolve um plano completo de fabricação de um componente.
Desenvolvimento de um projecto de ferramenta para a execução de uma peça em chapa.
Método de avaliação
A avaliação será efectuada pelos seguintes elementos:
- 1 teste (T), a meio do semestre, que avaliará as suas competências na areas dos mecanismos físicos do corte por arranque de apara.
- 1 Trabalho (TP1) na área de Maquinagem (Corte por arranque de apara) que avalia o aluno na sua capacidade de aplicação dos seus conhecimentos a situações de facto, preparando planos de processos para a maquinagem de uma peça.
1 Projeto (PF) na área do Corte por arrombamento e Estampagem, onde o aluno desenvolverá um projeto de uma ferramenta para execução de uma peça em chapa, da qual é fornecido o desenho e as suas especificações.
Os trabalhos são obrigatórios e eliminatórios, sem os quais o aluno não obterá a sua frequência, devendo a classificação em ambos ser >= 10 valores. A classificação dos trabalhos é determinada por:
TPF= (0,3*TP1+0,7*PF) >= 10
A classificação do teste deveráser igual ou superior a 8 valores. Caso o aluno não cumpra estas condições realizará o Exame de Recurso (ER) que deverá também ser superior ou igual a 8 valores.
A classificação final (NF) é atribuída da seguinte forma:
NF = 0,4*max(T,ER) + 0,6*TPF