
Sistemas de Telecomunicações
Código
10480
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Electrotécnica
Créditos
6.0
Professor responsável
Luís Filipe Lourenço Bernardo, Paulo da Costa Luís da Fonseca Pinto
Horas semanais
5
Total de horas
75
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre as redes de telecomunicações modernas de modo a compreenderem o funcionamento das suas principais características.
O destaque vai para as suas arquiteturas gerais (tanto do ponto de vista de hardware como software) e para o modo como as redes se formam obedecendo a modelos de referência.
Pretende-se que os alunos se sintam familiarizados com os vários níveis físicos possíveis (guiados, não guiados, etc.) e que percebam a necessidade de uso do nível lógico assim como de um subnível de acesso a um meio partilhado. Para cada nível (ou subnível) estudam-se algumas redes reais e pretende-se que os alunos desenvolvam espírito crítico sobre as principais opções técnicas adoptadas para essas redes.
A parte laboratorial consiste na aprendizagem básica da programação de aplicação em redes utilizando sockets, relevante para futuras disciplinas no curso.
Pré-requisitos
É recomendado que os alunos tenham realizado com sucesso a disciplina de "Programação de Microprocessadores".
Conteúdo
Introdução
- Uso de Redes de Computadores; O Hardware de Redes; O Software de Redes; Modelos de Referência; Exemplos de Redes; Normalização em Redes; API para aplicações em rede.
O Nível Físico
- Bases Teóricas; Meios de Transmissão Guiados; Transmissão sem fios; Comunicação por Satélite; - O Sistema Telefónico; O Sistema Telefónico Móvel; Televisão por Cabo.
O Nível Lógico
- Considerações Gerais; Controlo de erro; Protocolos Elementares; Protocolos de Janela Deslizante; Exemplos (HDLC, com os vários LAPx e LLC).
O Subnível de Acesso ao Meio (MAC)
- O Problema da Alocação do Canal; Protocolos de Acesso Múltiplo; Ethernet; Wireless LANs, Wireless de Banda Larga; Bluetooth; Comutação no Nível Lógico.
Bibliografia
"Computer Networks", A. Tanenbaum & D. Wetherall, 5ª ed, Prentice-Hall, 2010
Vários documentos tutoriais disponibilizados na página da disciplina
Método de ensino
As aulas teórico-práticas têm um cariz mais expositivo, mas incluem exercícios e demonstrações da utilização dos sistemas aprendidos. Ao frequentar estas aulas, um estudante aplicado acaba por adquirir um conhecimento alargado dos sistemas e protocolos, complementado com exemplos da sua aplicação, e do papel individual que cada um desempenha no sistema em que está integrado. Nas aulas e a nível da avaliação teórica, é comum a introdução de perguntas que obrigam a uma visão transversal que usa aspetos teóricos aprendidos de forma dispersa.
Nas aulas práticas os alunos aprendem o ambientes de desenvolvimento Java e realizam dois projetos onde usam a interface de rede e aplicam conhecimentos de controlo de erros e sobre a estrutura das redes de telecomunicações. As aulas práticas obrigam à aplicação do conteúdo da documentação tutorial fornecida, funcionando o apoio do docente como um último recurso, apenas para a resolução de dúvidas específicas. As aulas são de frequência obrigatória, e os objetivos para cada aulas são identificados, permitindo um acompanhamento semanal do trabalho dos alunos.
Método de avaliação
1. Regra Geral
A avaliação é composta por uma parte teórica e uma parte prática.
* É obrigatório ter um mínimo de 9 valores tanto na parte teórica como na parte prática.
* A classificação final dos alunos aprovados (na Época Normal, de Recurso ou Especial) é ponderada em 75% pela parte teórica e 25% pela parte prática.
2. Parte teórica
A avaliação da parte teórica pode ser distribuída ou centralizada:
* Avaliação distribuída - consiste na execução de três (3) testes. Na data do exame de época normal é possível repescar o 2º ou o 3º teste sujeito a convite pelo corpo docente. A classificação teórica é obtida segundo a seguinte fórmula
class_teorica = 10% 1º teste + 35% 2º teste + 30% 3º teste
* Avaliação centralizada - consiste na execução de um exame final, em que a nota da parte teórica é a nota do exame. Os alunos em avaliação distribuída podem usar o exame final para os casos em que reprovaram ou que queiram fazer melhoria de nota.
2.1. Número de mini-testes, testes e exames:
. 3 Testes ao longo do semestre
. 1 Exame de Recurso.
2.2. Matéria para os testes e mini-testes:
1º Teste – Introdução
2º Teste – Nível Físico; Nível Lógico
3º Teste – Sub-nível MAC
Na data do exame é possível repescar o 2º ou 3º teste mediante convite
3. Parte Laboratorial
A parte laboratorial consiste em um (1) trabalho de demonstração e dois (2) trabalhos de avaliação. A avaliação da parte laboratorial consiste numa análise contínua do desempenho do aluno na execução nas aulas dos trabalhos e numa discussão final do segundo trabalho de avaliação. Na análise contínua inclui-se a preparação prévia de cada trabalho, a clareza e simplicidade da estrutura do programa, o cumprimento das metas intermédias indicadas nos enunciados e a divisão equitativa do trabalho a efectuar pelos elementos do grupo.
4. Assiduidade às aulas de laboratório
As aulas de laboratório têm as presenças dos alunos controladas. Existem as seguintes regras para a assiduidade às aulas de laboratório:
1ª falta – tolerada
2ª falta – Nota limite máxima de laboratório = 14
3ª falta – Nota limite máxima da disciplina = 12
4ª falta – Reprovação na disciplina
5. Congelamento de classificações
No caso de um aluno obter aprovação na parte laboratorial ou na parte teórica, essa classificação ficará congelada por dois anos lectivos. Caso não obtenha aprovação entretanto, terá novamente de efectuar essa parte da disciplina.
6. Admissão a Época Especial
O exame de época especial só pode ser feito por alunos com aproveitamento na parte laboratorial.
7. Lançamento de Notas
* Ausente --- A Aluno que não se inscreveu nos turnos de laboratório se não tiver ainda nota válida, ou tendo nota válida não apareceu a nenhuma prova teórica.
* Excluído --- E Aluno que ao inscrever-se no laboratório faltou a mais aulas do que permitido.
* Faltou --- F Aluno que estando regular na parte laboratorial não cumpriu a totalidade das avaliações teóricas (faltou a algum teste e exame final).
* Reprovado --- R Aluno que está regular numa das partes, executou a totalidade da outra, mas não teve aprovação. Ou executou as duas partes e não obteve aprovação numa, ou nas duas.
* Aprovado --- de 10 a 20 Aluno que obteve aprovação às duas partes da disciplina.