Faculdade de Ciências e Tecnologia

Configuração e Gestão de Redes

Código

10487

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Electrotécnica

Créditos

6.0

Professor responsável

Paulo da Costa Luís da Fonseca Pinto, Pedro Miguel Figueiredo Amaral

Horas semanais

4

Total de horas

84

Língua de ensino

Português

Objectivos

Dotar os alunos de uma visão prática e operacional dos conceitos de redes de telecomunicações. 

Após a cadeira o aluno deverá ser capaz de:

Configurar uma rede de comunicações incluindo configuração dos elementos de rede e gestão. Cobrindo redes empresariais, redes de acesso e redes de provedores de serviço.

Ser capaz de implementar desenhos avançados de encaminhamento (nível 3)  e comutação (nível 2)

Conhecer os últimos desenvolvimentos ao nível do desenho de redes e tecnologias, incluindo infraestutura de rede, serviços e soluções convergentes. 

 

Pré-requisitos

É aconcelhada mas não obrigatória a frequência da cadeira de Redes Integradas de Comunicações I.

O aluno deve ter conhecimentos de redes baseadas em protocolos TCP/IP.

Conteúdo

Arquitecturas de Rede
Revisão dos principais tipos de rede e tecnologia associada

Switching
Domínios de colisão e difusão - VLANs como forma de dividir domínios de colisão.
Configuração de agregados de Links com EtherChannel
Configuração de trunks para transporte de várias VLANs
As várias versões e configuração do protocolo Spanning Tree
Configuração de VLANs Privadas
Encaminhamento entre VLANs usando routers or multilayer switches

Routing
Endereçamento IPv4 e IPv6.
EIGRP Desenho, configuração e verificação
OSPF Desenho, configuração e verificação
Route maps, acess control lists e prefix lists
BGP Desenho, configuração e verificação

Next generation networks
Melhoramentos Ethernet para redes carrier Ethernet e Redes de Data center
Redes baseadas em MPLS
Virtualização de redes

Bibliografia

"Implementing Cisco Switched Networks Foundation Learning guide" Richard Froom, Balai Sivasubramarian and Erun Frahim, Cisco Press 2010.

"Implementing Cisco IP routing Foundation Learning guide" Diane Teare, Cisco Press 2010.

Sanchez, R. (2008). Ethernet as a carrier grade technology: developments and innovations. Communications Magazine, IEEE, (September).

Salam, S., & Sajassi, A. (2008). "Provider backbone bridging and MPLS: complementary technologies for next-generation carrier ethernet transport". Communications Magazine, IEEE, (March). 

Allan, D., & Ashwood-Smith, P. (2010). "Shortest path bridging: efficient control of larger ethernet networks". Communications Magazine, IEEE, (October).

Decusatis, C. (2012). Communication within clouds: open standards and proprietary protocols for data center networking. Communications Magazine, IEEE, (September). 

Método de ensino

As aulas teóricas decorrerm com apresentações teóricas com no máximo 2h00 de duração que cobrem alguns conceitos teóricos sobre os protocolos e equipamentos utilizados em redes de telecomunicações e sobretudo cobrindo a metodologia de gestão e configuração das redes. Nomeadamente cenários típicos, planeamento, configuração (comandos utilizados) e verificação do funcionamento.

As aulas práticas são realizadas com recurso a simuladores que simulam o ambiente de configuração e o funcionamento de equipamentos reais (utilizando o sistema operativo que é usado na realiade) alguns trabalhos usam equipamento real. Os trabalhos consitem em configurar cenários típicos de rede e verificar o seu funcionamento correcto.

Método de avaliação

A avaliação consite em 2 elementos de avaliação prática e em 2 elementos de avaliação teórica todos com igual peso de 25% na nota final.

Um primeiro elemento consiste no desenho e configuração de uma rede empresarial antes do desenho e configurção da rede que será demonstrada num simulador haverá uma série de trabalhos de laboratório em que se pretende a aclimatização do aluno com as ferramentas necessárias e com os cenários mais mais típicos de configuração de redes de comutação e redes com encaminhamento, em que o aluno segue um conjunto de instruções e responde a pequenas perguntas sobre os cenários.

O segundo elemento de avaliação prática consiste na resolução (construção da rede e configuração dos equipamentos)  de um problema de configuração de 3 cenários típicos de redes com encaminhamento. 

Os 2 elementos teóricos são 2 testes cada um deles cobrindo aproximadamente metade do programa. 

A média da componente prática deve ser superior a 10 valores.

A média da componente teórica deve ser superior a 9 valores, não existindo nota mínima em nenhum dos elementos teóricos.

A classificação teórica pode ser substituida pela nota do exame final que terá de ser superior a 9,5 valores.  

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