Faculdade de Ciências e Tecnologia

Biologia Molecular C

Código

10521

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Vida

Créditos

3.0

Professor responsável

Ana Madalena Peres de Drumond Ludovice Mendes Gomes, Ilda Maria Barros dos Santos Gomes Sanches

Horas semanais

3

Total de horas

27

Língua de ensino

Português

Objectivos

O objectivo da disciplina é a integração de conhecimentos básicos de Biologia Molecular como a síntese, estrutura e função dos ácidos nucleicos e regulação da expressão de genes. Estimular a percepção das diferentes aplicações da Biologia Molecular e da sua interdisciplinariedade com as outras ciências. Familiarizar os alunos em conceitos básicos e fundamentos de métodos de manipulação e análise de ácidos nucleicos bem como utilizar bases de dados (por exemplo de sequências de ácidos nucleicos ou de proteínas).

Pré-requisitos

Frequência de aulas teórico-práticas é obrigatória com resolução de problemas.

Conteúdo

Componente teórica: Tópico 1 DNA-Cromossomas-Genoma: Conceitos sobre estrutura e função do DNA; cromossomas e genomas. Tópico 2 do DNA á proteina: Fundamentos gerais dos mecanismos de transcrição e tradução. Tópico 3 Replicação do DNA, Reparação e Recombinação: Quimica da sintese do DNA. Enzimas da replicação (polimerases do DNA, transcritases, transcritases reversas). Conceito de mutação espontânea vs induzida e breve introdução e exemplos de sistemas de reparação de mutações. Mecanismos da replicação de genomas de DNA circulares e lineares.

Componente teórico-prática: Noções e princípios básicos de métodos e técnicas de isolamento e análise de ácidos nucleicos e suas aplicações

Bibliografia

Alberts B., Johnson A., Lewis J., Raff M., Roberts K., Walter P. (2008). Molecular Biology of the Cell (5th ed.). Garland Science

Método de ensino

Aulas teóricas de 1,5h e aulas-teórico-práticas de 2 h em salas com data-show e acesso a internet.

Método de avaliação

A componente teórica e teórico-prática é avaliada mediante 2 testes escritos (70% da classificação final) realizados individualmente, 4 fichas (20% da classificação final) realizados por grupos de alunos de forma independente e online (moodle), e avaliação ao longo das aulas teórico-práticas - participação activa durante a aula, resolução de problemas, interpretação de resultados experimentais, realizados  por grupos de alunos (10% da classificação final).

Cursos