
Biologia Molecular C
Código
10521
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Vida
Créditos
3.0
Professor responsável
Ana Madalena Peres de Drumond Ludovice Mendes Gomes, Ilda Maria Barros dos Santos Gomes Sanches
Horas semanais
3
Total de horas
27
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo da disciplina é a integração de conhecimentos básicos de Biologia Molecular como a síntese, estrutura e função dos ácidos nucleicos e regulação da expressão de genes. Estimular a percepção das diferentes aplicações da Biologia Molecular e da sua interdisciplinariedade com as outras ciências. Familiarizar os alunos em conceitos básicos e fundamentos de métodos de manipulação e análise de ácidos nucleicos bem como utilizar bases de dados (por exemplo de sequências de ácidos nucleicos ou de proteínas).
Pré-requisitos
Frequência de aulas teórico-práticas é obrigatória com resolução de problemas.
Conteúdo
Componente teórica: Tópico 1 DNA-Cromossomas-Genoma: Conceitos sobre estrutura e função do DNA; cromossomas e genomas. Tópico 2 do DNA á proteina: Fundamentos gerais dos mecanismos de transcrição e tradução. Tópico 3 Replicação do DNA, Reparação e Recombinação: Quimica da sintese do DNA. Enzimas da replicação (polimerases do DNA, transcritases, transcritases reversas). Conceito de mutação espontânea vs induzida e breve introdução e exemplos de sistemas de reparação de mutações. Mecanismos da replicação de genomas de DNA circulares e lineares.
Componente teórico-prática: Noções e princípios básicos de métodos e técnicas de isolamento e análise de ácidos nucleicos e suas aplicações
Bibliografia
Alberts B., Johnson A., Lewis J., Raff M., Roberts K., Walter P. (2008). Molecular Biology of the Cell (5th ed.). Garland Science
Método de ensino
Aulas teóricas de 1,5h e aulas-teórico-práticas de 2 h em salas com data-show e acesso a internet.
Método de avaliação
A componente teórica e teórico-prática é avaliada mediante 2 testes escritos (70% da classificação final) realizados individualmente, 4 fichas (20% da classificação final) realizados por grupos de alunos de forma independente e online (moodle), e avaliação ao longo das aulas teórico-práticas - participação activa durante a aula, resolução de problemas, interpretação de resultados experimentais, realizados por grupos de alunos (10% da classificação final).