Faculdade de Ciências e Tecnologia

Eletrónica

Código

10524

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Electrotécnica

Créditos

6.0

Professor responsável

Arnaldo Manuel Guimarães Batista

Horas semanais

4

Total de horas

100

Língua de ensino

Português

Objectivos

Electrónica básica é ensinada aos Estudantes.

Visto que alguns dos alunos não foram expostos à Teoria de Circuitos Electricos, uma introdução tem que ser leccionada.

Pretende-se preparar os Estudantes para as disciplinas seguintes, de Electrónica e Instrumentação, dando-lhes uma preparação sólida em díodos, transístores de junção bipolar e transístores de efeito de campo. Uma introdução aos amplificadores operacionais é também leccionada. A disciplina tem uma forte componente laboratorial, pelo que os alunos aprovados terão um sólido conhecimento prático nesta disciplina. Sendo uma disciplina para alunos de Engenharia Biomédica é dada alguma enfase aos circuitos dos amplificadores de bio-sinais.

O tema da segurança eléctrica de pacientes é abordado.

Pré-requisitos

Conhecimentos de análise matemática e electromagnetismo são necessários.

Conteúdo

Introdução aos Circuitos Eléctricos.  

Díodos. Circuitos com díodos: rectificadores, estabilizadores e limitadores. O Díodo Zener. O Díodo Zener como estabilzador de tensão.

Transístores de Junção Bipolar:  métodos de  polarização e modelo de pequenos sinais. Configuração em Emissor Comum,  Base Comum e Colector Comum. Fontes de corrente. Amplificadores multi-andar. Adaptação de Impedância. Fontes de Corrente.

Transístores de Efeito de Campo. MOSFET (Enhancement e Deplection) de canal n e p. Polarização e modelo de pequenos sinais. Amplificadores.

Par Diferencial: polarização e modelo de pequenos sinais.

Introdução ao Amplificador Operacional: Montagem Inversora e não  Inversora, Somador, Amplificador de Diferença, Amplificador de Instrumentação, Modo Comum,  Slew-Rate.

Circuitos Lógicos CMOS

Segurança Eléctrica de Pacientes 

Bibliografia

Sedra & Smith: Microelectronic Circuits. Oxford University Press

Razavi, Fundamentals of Microelectronics, Wiley

 M. Medeiros Silva, Introdução aos Circuitos Eléctricos e Electrónicos,  Fundação C. Gulbenkian

Método de ensino

Aulas teóricos. Aulas laboratoriais onde os alunos montam circuitos electrónicos. Relatórios finais. Mini-Projectos e Projecto Final.

Aulas de resolução de problemas de 15 em 15 dias.

É posta ênfase nas aplicações práticas dos circuitos electrónicos.

Método de avaliação

Nota final= 60% NotaTestes+ 40% Nota Lab

A- dois testes: 60% da nota final

mini teste ; 10% 

teste nº1: teste normal; 45%

teste nº2: teste normal ; 45%

Não existe nota mínima nos testes mas (0.1*teste1+.45*teste2+.45*teste3)>=9.5

B- Dois Trabalhos práticos: 40% da nota final

Trabalho 1 (15%): repartido em três partes

Parte 1: Díodos; 7.5%

Parte 2; TJB; 7.5%;

Nota importante: A frequência à disciplina assume nota superior a 9.5 valores nesta componente (P1+P2+P3)/3.

Trabalho 2 (25%): corresponde ao projecto final e conta com 25%; a realizar nas últimas 3 semanas.

Alunos com frequência anterior: 60% (testes) +40% (nota prática anterior)

Cursos