
Preparação da Dissertação
Código
10537
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Física
Créditos
6.0
Professor responsável
Carla Maria Quintão Pereira , Jorge Alexandre Monteiro de Carvalho e Silva
Horas semanais
2
Total de horas
65
Língua de ensino
Português
Objectivos
A Preparação de Dissertação possibilita ao aluno aplicar de forma integrada as competências adquiridas ao longo do curso, complementando-as através da frequência de seminários sobre temas importantes para a realização de um trabalho de índole científica ou tecnológica. Esta unidade destina-se à preparação da realização do trabalho de I&D original e elaboração da Dissertação, pelo que, o principal objetivo é a realização com sucesso da Dissertação de Mestrado. Isto inclui o desenvolvimento de capacidade para a realização pesquisa bibliográfica, conducente à elaboração de um relatório contendo o estado da arte na área do trabalho a desenvolver, seguido de atividade de investigação, supervisionada pelo orientador e em autonomia, aplicando metodologias de investigação adequadas, e a capacidade de iniciar a realização de um trabalho com significativo grau de originalidade.
Conteúdo
Nesta unidade cada aluno deve iniciar o seu trabalho de I&D de acordo com os objectivos que constam da proposta de dissertação, aprovada pela Comissão Científica do MIEB. De forma geral, o trabalho desenvolvido pelos alunos pode ser estruturado de acordo com o seguinte conjunto de atividades:
•Realização de Pesquisa Bibliográfica.
•Elaboração de relatório com o estado da arte, no domínio do trabalho a desenvolver e com o planeamento e descrição das tarefas a realizar
•Iniciar o desenvolvimento do trabalho.
Para apoiar os alunos neste trabalho, é ministrada uma formação através de seminários a realizar ao longo do semestre e abordando os seguintes temas:
- As bases de dados de referências bibliográficas
- Programas de gestão de referências bibliográficas
- Plágio e ética na investigação científica
- Planeamento, gestão de tempo, diagramas de Gantt
- Projeto em engenharia
- A estrutura e a escrita de uma dissertação
- Escrita em LaTeX
- Como preparar e como realizar uma apresentação oral
Bibliografia
Será fornecida aos alunos bibliografia sobre cada um dos temas abordados na formação. Relativamente ao tema específico da dissertação de cada aluno, a bibliografia a usar será função da temática a investigar e recomendada, caso a caso, pelos orientadores.
Método de ensino
A formação prevista no programa desta UC é ministrada sob a forma de seminários. Ao longo do semestre, os alunos iniciam a actividade de investigação e desenvolvimento prevista no plano de trabalhos em regime tutorial com o seu supervisor, o que poderá incluir a frequência de seminários específicos.
A avaliação é feita pelo orientador, pelo regente da unidade curricular e pelo coordenador do curso com base no relatório escrito e na apresentação oral realizados pelo aluno.
Método de avaliação
Esta unidade curricular é do tipo "Projecto" e inclui avaliação do tipo "Laboratorial ou Projecto", "Seminário" e "Teórico-Prática".
Existe avaliação de tipo frequência: esta será atribuída aos alunos que estiverem presentes a pelo menos 2/3 dos seminários. Os alunos que se encontram em Erasmus estão dispensados do cumprimento desta regra.
A avaliação possui as seguintes componentes:
- Teste (15%): avaliação do tipo "Teórico-Prática", incide sobre as referências bibliográficas, desde a pesquisa até à sua correcta utilização;
- Relatório do aluno (40%); avaliação do tipo "Laboratorial ou Projecto", é avaliado pelo orientador e pelo regente;
- Desempenho (20%): avaliação do tipo "Laboratorial ou Projecto", é avaliado pelo orientador através de um formulário com critérios de análise do trabalho do estudante;
- Apresentação oral (25%): avaliação do tipo "Seminário", é avaliada pelo regente e pela comissão científica.
O relatório escrito, que deverá ter no máximo 25 páginas e 7500 palavras (excluíndo índices mas incluíndo a bibliografia) deverá conter:
- uma contextualização do trabalho a realizar, com a descrição do problema a abordar e da sua importância;
- uma revisão da bibliografia relevante que apresente o estado da arte do tema de forma adequada;
- os objectivos específicos do trabalho a realizar;
- o procedimento experimental (materiais, quando relevante, e métodos experimentais – de produção e caracterização – ou computacionais);
- um plano de trabalho detalhado para o semestre da dissertação, incluindo uma calendarização dos trabalhos.
O formato do relatório é livre mas sugere-se que sejam seguidas as regras de formatação de dissertações da FCT/UNL.
O prazo para a entrega do relatório é de duas semanas após o final da época de exames do semestre ímpar (ou seja, o dia 31 de Janeiro). A apresentação oral, que terá a duração máxima de 6 minutos, realiza-se durante a última semana do período intercalar.
Para os alunos que estão em Erasmus no semestre ímpar haverá um teste em data a combinar (Janeiro ou Fevereiro).
Para os alunos que apenas se vão inscrever em dissertação no próximo ano lectivo, a data limite para entrega do relatório é o dia 15 de Junho. A apresentação oral realizar-se-á em data a combinar, no final de Junho ou início de Julho.