Faculdade de Ciências e Tecnologia

Cálculo Numérico

Código

10541

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

6.0

Professor responsável

Nadir Arada

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

O objectivo é de apresentar e de ilustrar vários métodos numéricos para a resolução prática de algumas classes de problemas matemáticos: equações não lineares, aproximação de funções, integração, sistemas de equações e equações diferenciais ordinárias.

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos em análise e algebra linear

Conteúdo

1. Teoria dos erros 

Erros, casas decimais exactas e algarismos significativos, propagação de erros, condicionamento de um problema e estabilidade de um método.

2. Resolução de equações não lineares

Método da bissecção, método do ponto fixo, método de Newton, método de Newton modificado, método da secante.  

3. Interpolação e aproximação polinomial

Interpolação polinomial: fórmulas interpoladoras de Lagrange e de Newton, polinómios de Chebyshev, interpolação por splines cúbicos, aproximação por mínimos quadrados. 

4. Integração numérica

Fórmulas de integração de Newton-Cotes simples e compostas, método de Romberg, integração de Gauss.

5. Resolução de sistemas de equações lineares

Métodos directos: método de Gauss, método de factorização LU, método de factorização de Choleski. Métodos iterativos: caso geral, método de Jacobi, método de Gauss-Seidel, método de relaxação.

6. Resolução numérica de equações diferenciais ordinárias

Métodos de Euler, métodos de Taylor de ordem superior, métodos de Runge-Kutta.

Bibliografia

  • Quarteroni A., Saleri F.,  Scientific Computing with MATLAB and Octave, Series: Texts in Computational Science and Engineering , Vol. 2 Springer, 2006

  • Quarteroni A., Sacco R., Saleri F., Numerical Mathematics, Springer, 2000

  • Burden R. e Faires J. , Numerical Analysis, Brooks-Cole Publishing Company, 9th Edition, 2011.

  • Pina H., Métodos Numéricos, Mc Graw Hill, 1995

Método de avaliação

1 – Frequência

É atribuida FREQUÊNCIA aos alunos de 1ª inscrição que tenham comparecido à 2/3 das aulas práticas leccionadas.

Estão dispensados da frequência às aulas todos os alunos com estatuto especial, bem como os alunos a partir da 2ª inscrição (inclusive) que tenham obtido no exame de Recurso ou de Época Especial de 2013/14 nota superior ou igual a 7.5 valores.

 2 - Avaliação de conhecimentos

A avaliação de conhecimentos  é realizada através de dois testes, com duração de 1 hora 30 minutos cada um, ou através de Exame, com duração de 3 horas.

Adicionalmente às provas referidas anteriormente, os alunos inscritos devem apresentar um trabalho computacional realizado em grupo mas com avaliação individual. Este trabalho é passível de discussão oral individual.

   
2.1 – Testes e trabalho computacional

Realizam-se dois testes durante o semestre. 

Podem apresentar-se a qualquer um dos testes todos os alunos inscritos na disciplina que tenham entregue o respectivo caderno na secretaria do Departamento de Matemática até uma semana antes da data da prova.

A ausência num teste traduz-se numa classificação de 0 valores nesse teste. A não apresentação do trabalho de computação traduz-se numa classificação de 0 valores desse trabalho.

A classificação correspondente à avaliação contínua (testes e trabalho computacional) é definida pela seguinte média ponderada: 

N =  0.45 x T1 + 0.45 x T2 + 0.1 x TC

onde T1 e T2 são as classificações obtidas nos testes 1 e 2  respectivamente e TC é a classificação obtida no trabalho de computação.

O aluno obtém a aprovação na disciplina caso tenha FREQUÊNCIA e a classificação N for superior (ou igual) a 9,5 e inferior (ou igual) a 17,4. A classificação final é arredondada às unidades. Se a classificação N for superior, ou igual, a 17,5 o aluno poderá optar entre ficar com a classificação final de 17 ou realizar uma prova complementar para defesa de nota.

Caso o aluno tenha FREQUÊNCIA e uma classificação N inferior, ou igual, a 9,4, o aluno pode apresentar-se a exame final de recurso.

 
2.2 - Exame em Época de Recurso e trabalho computacional

Pode apresentar-se a exame de recurso todo o aluno ainda não aprovado na disciplina que tenha obtido FREQUÊNCIA ou que tenha estatuto especial. A classificação final é obtida de acordo com a seguinte média ponderada: 

N = max(0.9 x Exame + 0,1 x TC, Exame)

onde Exame é a classificação obtida no exame de Época de Recurso e TC é a classificação do trabalho de computação.

 
3 - Exame de melhoria de nota

Todo o aluno que pretenda apresentar-se a exame de melhoria de nota deve inscrever-se, para esse efeito, na Repartição Académica. 

A classificação do exame de melhoria é obtida de acordo com o indicado no ponto 2.2. Se esta classificação for superior à classificação obtida anteriormente na disciplina, será considerada como classificação  final. Caso contrário, não se verifica melhoria de nota. 

Cursos