
Técnicas Óticas de Espetroscopia
Código
10543
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Física
Créditos
3.0
Professor responsável
António Alberto Dias, José Paulo Moreira dos Santos
Horas semanais
2
Total de horas
26
Língua de ensino
Português
Objectivos
Nesta disciplina pretende-se que o aluno adquira os conceitos fundamentais que estão na base das técnicas óticas de espectroscopia e se familiarize com os mais recentes desenvolvimentos.
Após a frequência com aproveitamento desta unidade curricular, o aluno deverá estar em apto a seleccionar a técnica mais adequada para um dado problema experimental.
Pré-requisitos
É fortemente recomendado ter obtido aprovação prévia em Ótica Aplicada, Mecânica Quântica, e Física Atómica e Molecular.
Conteúdo
1. Introdução: Interação da luz com a matéria
2. Espetroscopia de fotoelectrões e Raman
3. Espetroscopia de Fluorescência de raios-X
Bibliografia
- Atoms and Molecules, M. Weissbluth, Academic Press, 1978.
- Optical Spectroscopy: Methods and Instrumentations, Nikolai V. Tkachenko, Elsevier Science, 2006.
- Atomic and molecular spectroscopy: basic aspects and practical applications, S. Svanberg, Springer, 2004.
- Artigos científicos a especificar durante as aulas.
Método de ensino
Esta unidade curricular está organizada em aulas teórico práticas, em que será apresentada a matéria do Curso, incluindo exemplos de aplicação em que são discutidos problemas concretos com os alunos.
Método de avaliação
Artigo 1º – Modo de avaliação de conhecimentos
- A avaliação em “Técnicas Óticas de Espetroscopia” enquadra-se no tipo Avaliação distribuída com possibilidade de dispensa de exame.
- A avaliação consiste num método único para todos os alunos.
- As classificações mencionadas nos Artigos seguintes é expressa na escala de 0 a 20 valores.
Artigo 2º – Frequência
- A participação ativa em, pelo menos, 2/3 das aulas é obrigatória.
- Não serão aceites justificações para eventuais ausências às aulas. Os alunos devem gerir a possibilidade de poderem não comparecer a 1/3 das aulas de forma a poderem utilizar essas faltas para eventuais compromissos ou situações imponderáveis, incluindo situações pontuais de doença.
Artigo 3º – Avaliação
- A avaliação de conhecimento é efetuada pela entrega de quatro trabalhos de grupo (TG), o último dos quais com apresentação oral. Cada um destes elementos de avaliação tem um peso de 25% na classificação final. Cada um destes momentos de avaliação é arredondado à unidade.
- Os alunos que cumpram com o indicado no nº1 do Art.2º e obtenham uma classificação final (CF) igual ou superior a 10 valores obtêm aprovação na disciplina.
Artigo 4º – Trabalhadores Estudantes
- Os alunos são considerados como detentores do estatuto de Trabalhador Estudante (TE) se constarem como tal na lista de alunos inscritos no CLIP.
- Os alunos devem, assim que possível, comunicar o seu estatuto ao docente responsável da disciplina.
- Os alunos detentores do estatuto TE que satisfaçam o nº 2 do Art. 3º obtêm aprovação na disciplina.
- Os alunos detentores do estatuto de TE, tal como os restantes alunos, têm que realizar as provas de avaliação segundo o calendário previamente tornado público.
Artigo 5º – Conduta nas Salas de Aulas
- Para que todos beneficiem da experiência de aprendizagem é exigido aos alunos que respeitem as seguintes regras de conduta nas salas de aulas:
- Pontualidade: Os alunos deverão estar presentes na sala à hora de começo da aula. Os docentes impedirão a entrada dos alunos que cheguem mais de 5 minutos atrasados;
- Preparação das aulas e participação nas discussões: A participação activa exige que os alunos preparem a matéria apresentada e discutida nas aulas, e que contribuam para as discussões;
- Os telemóveis devem permanecer desligados e guardados até ao fim da aula. Os alunos que utilizem o telemóvel serão automaticamente convidados a sair da aula;
- A utilização de computadores portáteis e outros aparelhos electrónicos nas salas de aulas está sujeita à aprovação dos docentes.
Artigo 6º – Outros
- Os alunos quando contactarem os docentes através de mensagem electrónica (email) devem indicar no “Assunto (Subject)” a seguinte informação: “TOE– Nome – Nº de aluno – Assunto”.
- Não serão respondidas mensagens electrónicas (emails) com perguntas cuja resposta conste nos Artigos anteriores ou na página da disciplina no CLIP.