Faculdade de Ciências e Tecnologia

Análise Matemática I D

Código

10569

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

6.0

Professor responsável

Paula Alexandra da Costa Amaral, Paula Cristiana Costa Garcia Silva Patrício Rodrigues

Horas semanais

6

Total de horas

84

Língua de ensino

Português

Objectivos

Os objectivos da unidade curricular incluem:
- conhecimento básico da linguagem, notações e objectivos da Análise Matemática
- capacidade de resolver problemas básicos de Análise envolvendo derivadas e integrais
- conhecimento básico dos principais teoremas da Análise Matemática.

Pré-requisitos

O aluno deve ter os conhecimentos matemáticos correspondentes à conclusão do Ensino secundário.

Conteúdo

1. Topologia, Indução Matemática, Sucessões: Topologia elementar da recta real. Relação de ordem na recta real. Princípio de indução matemática. Generalidades sobre sucessões. Noção de convergência de uma sucessão e propriedades do cálculo de limites. Subsucessões. Teorema de Bolzano-Weierstrass.
2. Limites e Continuidade: Limite segundo Cauchy e Heine. Propriedades de cálculo. Continuidade de uma função num ponto. Propriedades das funções contínuas. Teorema do valor intermédio. Teorema de Weierstrass. Continuidade e bijecções recíprocas.
3. Diferenciabilidade: Generalidades. Teoremas fundamentais: Rolle, Lagrange e Cauchy. Cálculo prático de limites. Desenvolvimento de Taylor e aplicações.
4. Primitivação: Introdução. Primitivação por partes. Primitivação por substituição. Primitivação de funções racionais.
5. Integração de Riemann: Introdução. Teoremas fundamentais. Integração por partes e integração por substituição. Aplicações diversas. Integrais impróprios.

Bibliografia

Texto Adoptado
Ana Alves de Sá e Bento Louro, Análise Matemática I, FCT-UNL, 2011
Bibliografia Recomendada
1. Robert G. Bartle e Donald R. Sherbert, Introduction to Real Analysis, John Wiley & Sons Inc., 1999
2. Jaime Campos Ferreira, Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian, 1982
3. Rod Haggarty, Fundamentals of Mathematical Analysis, Prentice Hall, 1993
4. Carlos Sarrico, Análise Matemática, Leituras e Exercícios, Gradiva, 1997

Método de ensino

As aulas teóricas consistem em exposição da matéria, que é ilustrada com exemplos de aplicação.

As aulas práticas consistem na resolução de exercícios de aplicação dos métodos e resultados apresentados nas aulas teóricas.

Quaisquer dúvidas são esclarecidas no decorrer das aulas ou nas sessões destinadas a atendimento de alunos ou ainda em sessões combinadas directamente entre aluno e professor.

Método de avaliação

Método de Avaliação – Análise Matemática I
Em consonância com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da Faculdade de
Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, revisto a 30 de Julho de 2014,
determina-se, para as disciplinas de Análise Matemática I (2014/15, 1º e 2º semestres)
o seguinte método de avaliação:

 

Frequência

 

Será atribuída Frequênciaaos alunos que não faltem, injustificadamente, a mais do que três aulas práticas correspondentes ao turno em que estão inscritos. Excepcionalmente no 1º semestre, aos alunos a repetir a disciplina, é exigida a frequência a pelo menos 2/3 das aulas práticas leccionadas correspondentes ao turno em que estão inscritos. A obtenção de frequência numa edição da Unidade Curricular não dispensa um aluno da obtenção de frequência noutra edição da Disciplina. Estão dispensados de Frequência os alunos com estatuto de Trabalhador Estudante.

Avaliação contínua

A Avaliação Contínua da disciplina é efetuada através da realização de dois testes escritos (Avaliação Teórico-Prática) durante o semestre, cada um com duração de uma hora e meia, e de uma terceira componente de Avaliação Sumativa, que consiste em chamadas do aluno ao quadro durante as aulas práticas para resolução de problemas, e/ou na realização de pequenos questionários («mini-testes»).

 Ao primeiro (t1) e segundo (t2) teste será atribuída uma classificação entre 0 e 20. À componente de Avaliação Sumativa será atribuída uma classificação entre 0 e 2 valores (p). A classificação final da Avaliação Contínua (CAC) é calculada arredondando

NotaAC=max{0.45(t1+t2)+p, 0.5(t1+t2)}

O aluno é aprovado por Avaliação Contínua se cumulativamente cumprir o critério de Frequência acima explicitado e se CAC >= 10.

 

Exame

Os alunos reprovados por Avaliação Contínua, a quem tenha sido atribuída Frequência ou dela tenham sido dispensados, poderão apresentar-se a uma prova complementar, adiante designada por Exame.

O Exame consiste numa prova escrita com duração de 3 horas que versa sobre a totalidade dos conteúdos da disciplina, dividida em duas partes E1 e E2, cuja matéria corresponde, respetivamente, à avaliada nos 1º e 2º testes.

Ao Exame será atribuída uma classificação entre 0 e 20 valores (E), estando o aluno aprovado à disciplina, com a classificação arredondada de

max{ (0.9E+ p), E}

se esta for superior ou igual a 10 valores.

Em alternativa, o aluno poderá realizar apenas uma das partes do Exame, E1 ou E2, cuja duração será nesse caso igual à dos testes (1h e 30m)  e será classificado de forma igual à descrita para os testes na Avaliação Contínua. A obtenção de aprovação à disciplina e a determinação da respetiva classificação final seguirá neste caso as regras de aprovação por Avaliação Contínua, substituindo-se a classificação do teste repetido pela nova classificação e mantendo-se inalteradas as restantes. Os alunos ao inscreverem-se para esta prova deverão previamente indicar que tipo de avaliação pretendem efectuar (E, E1 ou E2).

Defesa de Nota

Todos os alunos com uma classificação final superior ou igual a 17 valores poderão, caso o desejem, apresentar-se a uma prova oral de defesa de nota. A não comparência implica uma classificação final de 16 valores à disciplina.

Melhoria de Classificação

Os alunos aprovados por Avaliação Contínua poderão requerer, mediante o cumprimento de todas as disposições impostas pela FCT-UNL, Melhoria de Classificação. Nesse caso, poderão efetuar o Exame descrito (integralmente) na alínea anterior sendo a sua classificação anterior substituída pela nova classificação assim obtida, se lhe for superior.

Cursos