Faculdade de Ciências e Tecnologia

Conceção Ergonómica de Sistemas

Código

10615

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

Créditos

6.0

Professor responsável

Isabel Maria Nascimento Lopes Nunes

Horas semanais

4

Total de horas

71

Língua de ensino

Português

Objectivos

Os conhecimentos transmitidos têm por objectivo proporcionar aos alunos metodologias orientadas para que os sistemas de trabalho sejam concebidos de modo a minimizar o erro humano, a fadiga e o stresse dos trabalhadores e a melhorar a facilidade de uso, a eficácia dos sistemas utilizados pelas pessoas e a produtividade, zelando pelas condições de saúde e segurança, bem como do conforto e da satisfação no trabalho.

Pré-requisitos

Esta unidade curricular não tem precedências obrigatórias, sendo no entanto recomendável que os alunos já tenham feito as disciplinas de Ergonomia e Segurança e Higiene Ocupacionais, uma vez que  há continuidade nas temáticas abordadas.

Conteúdo

1 Concepção de Sistemas de trabalho com computadores. Requisitos ergonómicos. Legislação. Componentes e sua disposição no posto de trabalho. Problemas de saúde relacionados. Stress. Novos HCI: touchscreens.

2 Concepção de Interfaces.  Interacção Homem-sistema. Desenvolvimento centrado nos utilizadores de interfaces. Princípios da Usabilidade. Prototipagem. Métodos de avaliação da usabilidade.

Concepção de Sistemas de Trabalho e erro humano. Fiabilidade Humana. Metodologia de avaliação.

4 Concepção de Sistemas de Trabalho apoiado por um framework  LESS (Lean, Ergonomia e Seis Sigma). Vantagens. Ferramentas de apoio à implementação LESS: Checklists, RULA, OWAS, SAMMIE - ferramenta de modelação Human-CAD, apresentação e caracterização das suas principais funcionalidades.

Bibliografia

Norman D. A. The Design of Everyday Things, The MIT Press, 1998

Nielsen J. Usability Engineering, Acad Press, 1993

Tullis T.&Albert B. Measuring the user experience, Elsevier, 2008

Nielsen J.&Budiu R. Mobile Usability, New Riders, 2013

Nunes, I. L. A importância da avaliação ...O caso da exposição à vibração , in 3ª Jornadas Técnicas de Engenharia Logística Militar, EME, 2005

Bonney R. Human responses to vibration: principles and methods in Evaluation of Human Work, J. Wilson &E. Corlett (eds), Taylor & Francis, 1995

DL nº 46/2006, de 24/2, Prescrições mínimas ... agentes físicos (vibrações)

Kompier M. &Levi L.O stress no trabalho: causas, efeitos e prevenção. Guia para PME. FEMCVT, Dublin, 1995

Park K.S. Human Error in Handbook of Human Factors and Ergonomics. G. Salvendy (ed). J.Wiley & Sons, 1997

 

Método de ensino

O método de ensino varia conforme se trata de aulas teóricas ou de aulas práticas. Deste modo nas:

-aulas teóricas: privilegia-se a exposição oral da matéria, apoiada em projecção de slides com recurso a datashown;

-aulas práticas: em função da temática da matéria, os alunos intervêm individualmente ou em grupo, nas seguintes actividades:

• conceção de posto trabalho com computadores real preferencialmente de existente no interior do Campus;

• desenvolvimento de um protótipo de uma aplicação: conceção das interfaces e interações;

• avaliação da usabilidade de uma interface homem-sistema;

• resolução de problemas apoiados em casos práticos - por exemplo, cálculo da exposição a vibrações mão-braço ou de corpo inteiro;  

• medição e avaliação de vibrações ocupacionais, recorrendo à utilização de um Acelerómetro;

• simulação em 3D de postos de trabalho recorrendo ao software SAMMIE.

 

Método de avaliação

Método de Avaliação:

- 2 Trabalhos práticos – grupos 3 alunos (50%) - a avaliação individual de cada aluno, depende da apresentação oral e discussão dos trabalhos práticos

- 2 mini-testes individual - 50%

Fórmula de cálculo da nota final:

 - NotaFinal = 25%Teste1 + 25%Teste2 + 25%TrabPratico1 + 25%TrabPratico2

A aprovação à unidade curricular  exige as seguintes notas mínimas:

(média (Teste1; Teste2) >= 10) AND (Trab_Pratico1 >= 10) AND (Trab_Pratico2 >= 10)

Exame Recurso  (no caso em que os alunos que obtiveram notas positivas nos trabalhos práticos e não obtiveram aprovação nos testes escritos poderão ainda realizar este exame, cuja nota substituirá a nota dos testes no cálculo da nota final).

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