
Introdução à Biologia
Código
10647
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Vida
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Madalena Peres de Drumond Ludovice Mendes Gomes
Horas semanais
3
Total de horas
69
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que os estudantes no final do semestre sejam capazes de:
interpretar as linhas estruturais do pensamento biológico do ponto vista histórico: entendimento do mundo vivo no âmbito da História Natural.
compreender os conceitos unificadores da Biologia: teoria celular; transmissão das características hereditárias; o dogma central da Biologia; teorias evolucionistas; diversidade biológica.
compreender os mecanismos da evolução molecular e as consequências da evolução dos genomas na biodiversidade
reflectir sobre a neutralidade científica e a responsabilidade da comunidade científica na evolução do conhecimento e do progresso biológicos. Consciencialização do impacto social e ético da Biologia Moderna.
aprender a ler artigos científicos e desenvolver uma atitude critica.
aprender a comunicar em ciência: a clareza, o rigor na linguagem e o poder de sintese são qualidades fundamentais a incutir nos alunos desde o primeiro ano de faculdade.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
Conteúdos programáticos
Esta UC foi desenhada para alunos do 1º ano do 1º ciclo de Biologia Celular e Molecular e é oferecida como Bloco Livre a outros cursos de diferentes áreas científicas.
Pretende-se dar uma visão histórica sobre os alicerces da Biologia como Ciência, desenvolvendo tópicos que têm vindo a contribuir para o estabelecimento de novas áreas com a Genética, a Evolução Molecular e a Biologia Celular e Molecular.
1. Introdução
O mundo vivo no âmbito da História Natural; A emergência da Biologia como uma nova área disciplinar no séc. XIX
2. Conceitos unificadores da Biologia
O significado da Teoria Celular no desenvolvimento da Biologia; os precursores da teoria celular; aperfeiçoamento do microscópio; a célula como unidade básica dos organismos vivos; cariocinese e citocinese; ciclo celular e sua regulação.
Estabelecimento dos princípios mendelianos da herança; correlação dos postulados de Mendel com o comportamento dos cromossomas na divisão celular.
O conceito de evolução antes de Darwin; a ideia de Darwin – partilha de um ancestral comum; evolução como resultado da Selecção Natural; a transmissão das características hereditárias na perspectiva evolucionista a génese do neo-Darwinismo.
3. Estabelecimento da Genética moderna
Genes e cromossomas - “linkage” e “crossing over; mapeamento genético.
Modificações das proporções mendelianas; análise de pedigrees.
Teoria das probabilidades e os acontecimentos genéticos.
Dogma central da biologia; DNA e proteínas, moléculas chave na transmissão da informação genética; a descodificação do código genético;
4. Evolução e biodiversidade
Síntese Moderna – aliança entre a Evolução e a Genética.
Estabilidade genética e variabilidade - estrutura genética das populações (alterações no espaço e no tempo)
Conceito de espécie; especiação; unidade e diversidade dos seres vivos;
Reconstrução da história evolutiva; árvore da vida.
Evolução de genes e genomas; constrangimentos e influência do homem no processo evolutivo.
Bibliografia
Bibliografia de apoio às aulas teóricas
Griffiths, A.J.F.; Wessler, R.C. and Carroll, S.B. 2008. Introduction to Genetic Analysis. (9th Edition) W. H. Freeman, NY.
Hall, B.K. and Hallgrímsson, B. 2008. Strickberger''''s Evolution– Joanes and Bartlett Publishers Sudbury.
Orians, G.H; Heller, et al. 2007. Life-The science of Biology. (6th edition) W H Freeman & Co.
Reece, J.B.; Taylor, M.R.; et al. 2012. Campbell Biology: Concepts & Connections. (7thedition). Benjamin-Cummings Publ. Company.
Leituras recomendadas
Browne, J. 2008. A origem das espécies de Charles Darwin. Gradiva
Dawkins, R. O Gene Egoísta. 2003. Gradiva. O Relojoeiro Cego. 2007. Gradiva. O Espetáculo da Vida-A prova da Evolução. 2009. Casa das letras
Levy, A.; Carrapiço, F.; Abreu, H. e Pina, M. 2008 e 2009. Vol. I. Evolução: história e argumentos; Vol. II. Evolução: Conceitos e debates; Vol. III. Vida: Origem e Evolução. Esfera do caos.
Método de ensino
A estratégica pedagógica assenta na separação entre aulas teóricas (T), aulas teórico/práticas (TP) e trabalho online, não presencial mas em grupo, Team Based Learning - TBL. e por ultimo apoio Tutorial fora das aulas, para esclarecimento de dúvidas e orientação na preparação das apresentações orais.
As aulas T são expositivas, mas com discussão de exemplos/questões práticas que permitem uma melhor apreensão dos conceitos teóricos e ao mesmo tempo prepara os alunos para os questionários (TBL) que são respondidos online pelos grupos de trabalho fora das aulas.
Nas aulas TPs são resolvidos problemas/exercícios em grupo, que são corrigidos na própria aula; são apresentados os trabalhos dos vários grupos, com base em os artigos ou textos relacionados com os temas das aulas teóricas; projecção e discussão de filmes temáticos, sobre os quais os grupos têm que entregar um sumário / resumo obedecendo a regras pré-definidas.
Os slides das aulas teóricas são colocados na página da disciplina do Moodle logo após a aula. Os materiais necessários para as aulas TP são colocados também colocados no Moodle dois dias antes das aulas; cada TBL está disponível no Moodle durante 5 dias.
Os livros de texto estão normalmente disponíveis na Biblioteca da FCT.
Método de avaliação
Avaliação Toerica/pratica: – T - 75% da nota final
- Dois Testes Parciais Individuais - 75%
- Duração máxima de 1h:30 min.
- Não há nota mínima nos testes, mas a média final ponderada dos testes não pode ser inferior a 7,5
- Não há repetição dos testes; caso o aluno falte a um dos testes terá a nota 0 nesse teste.
Avaliação Sumativa – AS - 25% da nota final
- 3 questionários online (TBL-OL). A nota é obtida pela média aritmética dos TBL-OL que corresponde a 15% da nota final.
- 7 Questionários/problemas presenciais (TBL-P) na aula pratica. A nota é obtida pela média aritmética dos TBL-P que corresponde a 10% da nota final.
- Nota final - NF: o cálculo da nota final será feito através da seguinte ponderação:
NF = (T*0,75) + (AS*0,25)
As condições para obter aprovação:
Frequência da disciplina: Assistência a 2/3 das aulas teórico/práticas.
Classificação final: a classificação da média dos Testes não pode ser inferior a 6 valores; a nota final NF tem que ser ≥ 9.5 valores.
Alunos com frequência obtida em anos anteriores:
A frequência de anos anteriores e a nota obtida na avaliação sumativa são validas por 3 anos. Mas terão que fazer os 2 testes parciais (T), aplicando-se a mesma formula para obtenção da NF.
Exame de recurso:
O exame que engloba toda a matéria; duração máxima de 1:30 min. Destina-se aos alunos reprovados na avaliação contínua ou aos alunos que pretendem fazer melhoria de nota (inscrição no CLIP obrigatória). O cálculo da nota final para os alunos aprovados por exame de recurso (ER) será: NF= (ER*0,75) + (AS*0,25)