Faculdade de Ciências e Tecnologia

Introdução à Biologia

Código

10647

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Vida

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Madalena Peres de Drumond Ludovice Mendes Gomes

Horas semanais

3

Total de horas

69

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pretende-se que os estudantes no final do semestre sejam capazes de:

interpretar as linhas estruturais do pensamento biológico do ponto vista histórico: entendimento do mundo vivo no âmbito da História Natural.

compreender os conceitos unificadores da Biologia: teoria celular; transmissão das características hereditárias; o dogma central da Biologia; teorias evolucionistas; diversidade biológica.

compreender os mecanismos da evolução molecular e as consequências da evolução dos genomas na biodiversidade

reflectir sobre a neutralidade científica e a responsabilidade da comunidade científica na evolução do conhecimento e do progresso biológicos. Consciencialização do impacto social e ético da Biologia Moderna.

aprender a ler artigos científicos e desenvolver uma atitude critica.

aprender a comunicar em  ciência: a clareza, o rigor na linguagem e o poder de sintese são qualidades fundamentais a incutir nos alunos desde o primeiro ano de faculdade.  

 

 

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

Conteúdos programáticos

Esta UC foi desenhada para alunos do 1º ano do 1º ciclo de Biologia Celular e Molecular e é oferecida como Bloco Livre a outros cursos de diferentes áreas científicas.

Pretende-se dar uma visão histórica sobre os alicerces da Biologia como Ciência,  desenvolvendo tópicos que têm vindo a contribuir para o estabelecimento de novas áreas com a Genética, a Evolução Molecular e a Biologia Celular e Molecular.

1. Introdução

O mundo vivo no âmbito da História Natural; A emergência da Biologia como uma nova área disciplinar no séc. XIX

2. Conceitos unificadores da Biologia

O significado da Teoria Celular no desenvolvimento da Biologia; os precursores da teoria celular; aperfeiçoamento do microscópio; a célula como unidade básica dos organismos vivos; cariocinese e citocinese; ciclo celular e sua regulação.

Estabelecimento dos princípios mendelianos da herança; correlação dos postulados de Mendel com o comportamento dos cromossomas na divisão celular.

O conceito de evolução antes de Darwin; a ideia de Darwin – partilha de um ancestral comum; evolução como resultado da Selecção Natural;  a transmissão das características hereditárias na perspectiva evolucionista a génese do neo-Darwinismo.

3. Estabelecimento da Genética moderna

Genes e cromossomas - “linkage” e “crossing over; mapeamento genético.

Modificações das proporções mendelianas; análise de pedigrees.

Teoria das probabilidades e os acontecimentos genéticos.

Dogma central da biologia; DNA e proteínas, moléculas chave na transmissão da informação genética; a descodificação do código genético;

 

4. Evolução e biodiversidade

Síntese Moderna – aliança entre a Evolução e a Genética.

Estabilidade genética e variabilidade - estrutura genética das populações (alterações no espaço e no tempo) 

Conceito de espécie; especiação; unidade e diversidade dos seres vivos;

Reconstrução da história evolutiva; árvore da vida.

Evolução de genes e genomas; constrangimentos e influência do homem no processo evolutivo.

Bibliografia

Bibliografia de apoio às aulas teóricas

Griffiths, A.J.F.; Wessler, R.C. and Carroll, S.B. 2008. Introduction to Genetic Analysis. (9th Edition) W. H. Freeman, NY.

Hall, B.K. and Hallgrímsson, B. 2008. Strickberger''''s Evolution– Joanes and Bartlett Publishers Sudbury.

Orians, G.H; Heller, et al. 2007. Life-The science of Biology. (6th edition) W H Freeman & Co.

Reece, J.B.; Taylor, M.R.; et al. 2012. Campbell Biology: Concepts & Connections. (7thedition). Benjamin-Cummings Publ. Company.

Leituras recomendadas

Browne, J. 2008. A origem das espécies de Charles Darwin. Gradiva

Dawkins, R. O Gene Egoísta. 2003. Gradiva. O Relojoeiro Cego. 2007. Gradiva. O Espetáculo da Vida-A prova da Evolução. 2009. Casa das letras

Levy, A.; Carrapiço, F.; Abreu, H. e  Pina, M. 2008 e 2009. Vol. I. Evolução: história e argumentos; Vol. II. Evolução: Conceitos e debates; Vol. III. Vida: Origem e Evolução. Esfera do caos.

Método de ensino

A estratégica pedagógica assenta na separação entre aulas teóricas (T), aulas teórico/práticas (TP) e trabalho online, não presencial mas em grupo, Team Based Learning - TBL. e por ultimo apoio Tutorial fora das aulas,  para esclarecimento de dúvidas e orientação na preparação das apresentações orais.


As aulas T são expositivas, mas com discussão de exemplos/questões práticas que permitem uma melhor apreensão dos conceitos teóricos e ao mesmo tempo prepara os alunos para os questionários (TBL) que são respondidos online pelos grupos de trabalho fora das aulas.


Nas aulas TPs são resolvidos problemas/exercícios em grupo, que são corrigidos na própria aula; são apresentados os trabalhos dos vários grupos, com base em os artigos ou textos relacionados com os temas das aulas teóricas; projecção e discussão de filmes temáticos, sobre os quais os grupos têm que entregar um sumário / resumo obedecendo a regras pré-definidas.


Os slides das aulas teóricas são colocados na página da disciplina do Moodle logo após a aula. Os materiais necessários para as aulas TP são colocados também colocados no Moodle  dois dias antes das aulas;   cada TBL está disponível no Moodle durante 5 dias.

Os livros de texto estão normalmente disponíveis na Biblioteca da FCT.


Método de avaliação

Avaliação Toerica/pratica: – T  - 75% da nota final

  • Dois Testes Parciais Individuais - 75%
  • Duração máxima de 1h:30 min.
  • Não há nota mínima nos testes, mas a média final ponderada dos testes não pode ser inferior a 7,5
  • Não há repetição dos testes; caso o aluno falte a um dos testes terá a nota 0 nesse teste.

 

Avaliação Sumativa – AS - 25% da nota final

  • 3 questionários online (TBL-OL). A nota é obtida pela média aritmética dos  TBL-OL que corresponde a 15%  da nota final.
  • 7 Questionários/problemas presenciais (TBL-P) na aula pratica. A nota é obtida pela média aritmética dos  TBL-P que corresponde a 10% da nota final.
  • Nota final - NF: o cálculo da nota final será feito através da seguinte ponderação:

NF = (T*0,75) + (AS*0,25)

As condições para obter aprovação:

Frequência da disciplina: Assistência a 2/3 das aulas teórico/práticas.

Classificação final: a classificação da média dos Testes  não pode ser inferior a 6 valores; a nota final NF tem que ser ≥ 9.5 valores.

Alunos com frequência obtida em anos anteriores:

A frequência de anos anteriores e a nota obtida na avaliação sumativa são validas por 3 anos. Mas terão que fazer os 2 testes parciais (T), aplicando-se a mesma formula para obtenção da NF.

Exame de recurso:

O exame que engloba toda a matéria; duração máxima de 1:30 min. Destina-se aos alunos reprovados na avaliação contínua ou aos alunos que pretendem fazer melhoria de nota (inscrição no CLIP obrigatória). O cálculo da nota final para os alunos aprovados por exame de recurso (ER) será: NF= (ER*0,75) + (AS*0,25)

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