Faculdade de Ciências e Tecnologia

Microbiologia Aplicada

Código

10657

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Vida

Créditos

6.0

Professor responsável

José Paulo Nunes de Sousa Sampaio

Horas semanais

4

Total de horas

66

Língua de ensino

Português

Objectivos

A unidade curricular visa reforçar e integrar conceitos de Microbiologia, transmitir conhecimentos e competências nas áreas de fisiologia microbiana e microbiologia industrial, fornecendo as bases para as diferentes aplicações dos microrganismos, em particular na biotecnologia microbiana, e ilustrar processos biotecnológicos com exemplos específicos.

Pré-requisitos

Fortemente recomendada a preparação prévia em Microbiologia, Biologia Celular e Biologia Molecular. 

Conteúdo

Teóricas - Diversidade e flexibilidade microbianas. Etapas de um processo biotecnológico microbiano. Condições de cultura e produção: sistemas de cultura abertos e fechados. Cinética e energética do crescimento microbiano. Modelação e Critério de Occam. Curva de crescimento de uma população e significado biológico das diferentes fases. Produtividade e coeficientes de rendimento. Cinética do crescimento em sistemas abertos. Teoria do quimiostato simples. Isolamento e rastreio de microrganismos de interesse biotecnológico. Melhoramento de estirpes industriais: mutagénese e selecção, engª genética, evolução dirigida. Grupos de microrganismos de interesse industrial. Meios de culturas e substratos utilizados na indústria. Produtos do metabolismo microbiano: primários e secundários.  Os antibióticos:como exemplo da utilização de microrganismos na produção de macromoléculas de elevado valor commercial: mecanismos de acção e microrganismos produtores. Produção microbiana de Penicilinas. Exploração de outras áreas da microbiloiga aplicada: ambiental, alimentar, compostos bioactivos, biocombustíveis.

Práticas -   Análise de dados e problemas associados à representação gráfica de resultados. Modelação de sistemas fisiológicos. Trabalhos de laboratório: Isolamento de Actinomicetas do solo. Rastreio de estirpes produtoras de antibióticos.

Bibliografia

Livros de leitura aconselhada:

“Industrial Microbiology: an Introduction”. 2001. M.J. Waites, M. J. et al., Blackwell Science.

“Biotecnologia: Fundamentos e aplicações”. 2003. N. Lima & M. Mota. Lidel.

“Prescott, Harley & Klein’s Microbiology”. 2008. 7th ed., J.M. Willey et al., McGraw-Hill.

“Os micróbios e o Homem”. 2002. J.R. Postgate. Editora Replicação.

Outro material:

Artigos, slides das aulas e outros elementos de apoio disponibilizados na página da UC no Moodle.

Método de ensino

A estratégia pedagógica assenta no princípio de separação entre aulas teóricas e práticas, leccionando-se uma aula teórica (1,5h) e uma aula prática (3h) por semana. As aulas teóricas são de natureza expositiva, incentivando-se a participação dos alunos durante as aulas. A aprendizagem é complementada pela resolução de questionários em autonomia e pela realização de um trabalho em grupo sobre um tema a seleccionar pelos alunos. As aulas práticas consistirão de sessões laboratoriais em grupo compreendendo 4 trabalhos práticos.

Método de avaliação

A avaliação contínua consiste na realização de 2 testes sobre a matéria das aulas teóricas (TT) e de 2 testes sobre a matéria das aulas práticas (TP). Os testes não têm nota mínima.

A época de recurso compreende um exame final que reune todas as componentes anteriores (teórica + prática)

Para o cálculo da nota final utiliza-se a seguinte fórmula:

TT1*0,35+TT2*0,35+TP1*0,15+TP2*0,15

As classificações de todos os elementos de avaliação serão dadas numa escala de 0 a 20 valores.

Aprovação: para obter aprovação o aluno terá de obter uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores

Frequência: a obtenção de frequência implica a presença em pelo menos 2/3 das aulas práticas laboratoriais 

 

Cursos