
Virologia
Código
10659
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Vida
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Madalena Peres de Drumond Ludovice Mendes Gomes, Sílvia Carla Santos de Barros
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
A virologia tem por objetivo principal fornecer aos alunos conhecimentos básicos de virologia, nomeadamente das propriedades biológicas dos vírus, morfologia, tropismo, replicação e classificação taxonómica. Além destes pretende-se dotar os alunos de conhecimentos básicos da etiologia e patogenia de algumas infeções virais relevantes em humanos. É ainda objetivo o estudo de várias zoonoses virais e doenças emergentes.
Pré-requisitos
Conhecimentos de Biologia Celular e Molecular, Microbiologia e Genética Molecular.
Conteúdo
1.Características gerais dos vírus: propriedades biológicas, tropismo, morfologia, replicação e classificação taxonómica.
2. Estudo das várias famílias de vírus, com ênfase no tropismo celular, genética viral e processos de replicação dos vírus nas células: Replicação dos vírus de DNA, RNA de cadeia simples, RNA de cadeia dupla e retrovírus.
3. Características gerais dos vírus de RNA de cadeia negativa, nomeadamente estudo das Famílias Filoviridae, Bunyaviridae Paramyxoviridae , Rhabdoviridae, Orthomyxoviridae.
4. Vírus de RNA de cadeia dupla (dsRNA): Família Reoviridae .
5. Vírus de RNA de cadeia positiva: Famílias Picornaviridae, Caliciviridae e Flaviviridae
6. Família Retroviridae (HIV e Vírus Maedi-Visna).
7. Estudo dos vírus com genoma de DNA: Famílias Parvoviridae , Herpesviridae, Papillomaviridae , Poxviridae.
8. Estratégias de vacinação e profilaxia. Infeções emergentes.
Bibliografia
- "Principles of Virology: Molecular Biology, pathogenesis, and control of animal viruses" Flint, S.J. (Editor), et al. (2003).
- Desk Encyclopedia of General Virology. Brian W.J. Mahy and Marc van Regenmortel (editors) 2010. Academic Press, Elsevier.
-Artigos científicos selecionados. .
Método de ensino
Nas aulas teóricas explicar-se-ão e discutir-se-ão os sucessivos tópicos do programa da disciplina. No início de cada aula proceder-se-á à revisão, com breve discussão, da matéria dada na aula anterior.
Nas aulas práticas serão desenvolvidos trabalhos laboratoriais, com execução das técnicas, cujo objetivo é consolidar os conceitos que foram aprendidos nas aulas teóricas e preparar os alunos para o dia-a-dia de um laboratório de diagnóstico virológico. Após concluírem os trabalhos laboratoriais, os resultados obtidos serão discutidos na aula e far-se-á o seu encadeamento com os conceitos aprendidos ao longo da disciplina. Em cada semana será discutido um artigo científico.
Método de avaliação
Avaliação da componente teórica: É feita pela realização de 3 testes (30% da nota final/cada) ou pela realização de um exame final (90%), e de um trabalho individual (10%). Para um aluno ser considerado aprovado à disciplina terá de ter um mínimo de 9,5 valores no somatório dos vários momentos de avaliação.
Avaliação da componente prática: É feita pela realização de 3 testes (40% da nota-1º teste; 30% da nota-2º e 3º testes, respectivamente). A nota mínima exigida na avaliação da componente prática é de 9,5 valores.
A nota final é o somatório das avaliações prática e teórica.