
Seminário
Código
10662
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Vida
Créditos
3.0
Professor responsável
João Manuel Gonçalves Couceiro Feio de Almeida
Horas semanais
2
Total de horas
8
Língua de ensino
Português
Objectivos
Gerais
(i) Providenciar os princípios básicos e conceitos inerentes à comunicação científica;
(ii) Explorar as particularidades das várias formas de comunicação requeridas;
(iii) Reforçar as dicotomias expressão escrita|oral e comunicação técnica|corrente;
(iv) Encorajar o raciocínio autónomo na interpretação de resultados e formulação de conclusões.
Específicos
a) Reforçar o conceito de adequação do discurso ao meio de comunicação empregue;
b) Compreender o papel da terminologia técnica no reforço da precisão dos conteúdos transmitidos;
c) Aprender a necessidade empregar diferentes níveis de síntese em função do meio de comunicação e público-alvo;
d) Aprender a articular de forma clara a exposição de resultados, a sua discussão e respectivas conclusões;
e) Aprender a enquadrar a comunicação pretendida dentro dos limites impostos pelas normas de formatação.
Pré-requisitos
Sem requisitos particulares.
Conteúdo
No decorrer da unidade curricular o aluno produzirá um póster, e um mini artigo.
Bibliografia
Riley M. 2012. Write Like A Pro, 1st ed. Bookboon.com.(http://bookboon.com/en/textbooks/career-job-search/write-like-a-pro)
Basten G. 2010. Introduction to Scientific Research Projects, 1st ed. Bookboon.com.(http://bookboon.com/en/textbooks/biology-biochemistry/introduction-to-scientific-research-projects)
Ivey A. 2010. Perfect Presentations - How You Can Master the Art of Successful Presenting, 1st ed. Bookboon.com. (http://bookboon.com/en/textbooks/personal-development/perfect-presentations)
Garner E. 2012. The A to Z of Presentations, 1st ed. Bookboon.com. (http://bookboon.com/en/textbooks/personal-development/the-a-to-z-of-presentations)
Raveenthiran V. 2005. The 10 commandments of oral presentations. Student BMJ 13:353–396. (http://student.bmj.com/student/view-article.html?id=sbmj0510374)
Block SM. 1996. Do’s and don’t’s of poster presentation. Biophysical Journal 71:3527.
Método de ensino
A produção das comunicações decorrerá durante os primeiros dois meses do semestre par. O essencial do esforço do aluno (76 h) decorrerá em autonomia, existindo ainda a obrigação de frequentar sessões públicas de apoio e orientação (4 h), além da possibilidade de orientação tutorial (4 h). Existirá a possibilidade uma submissão preliminar para aferição de performance.
Método de avaliação
Componentes da avaliação da comunicação em poster (40% do total):
(i) Originalidade e qualidade da expressão gráfica, 20%;
(ii) Clareza na exposição e disposição dos assuntos, 30%;
(iii) Precisão e rigor no emprego da linguagem, 30%;
(iv) Legibilidade e produção gráfica, 20%
Componentes da avaliação da comunicação em mini-artigo (60% do total):
(i) Clareza na exposição e disposição dos assuntos, 40%;
(ii) Precisão e rigor no emprego da linguagem, 20%;
(iii) Capacidade demonstrada na interpretação dos dados, 10%;
(iv) Conformidade às normas impostas, 30%.