
Geologia Geral
Código
10663
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Terra
Créditos
6.0
Professor responsável
José Carlos Ribeiro Kullberg, Paulo do Carmo de Sá Caetano
Horas semanais
5
Total de horas
90
Língua de ensino
Português
Objectivos
Numa disciplina que se pretende propedêutica na Licenciatura, os objectivos gerais são:
- uniformizar conhecimentos de base, hetrogéneos, que os alunos adquirem no Ensino Secundário e constituir base estruturante a diversas disciplinas da licenciatura;
- fornecer conhecimento amplo e aprofundado sobre as Geociências, especialmente sobre a origem e evolução do planeta e a interacção entre os diferentes sistemas terrestres;
- dar a conhecer o papel que os Engºs Geólogos e os Geólogos desempenham na Sociedade actual;
- sensibilizar os alunos para a necessidade da exploração racional de recursos e utilização e gestão sustentável da superfície do planeta;
dar a conhecer instrumentos de trabalho de base e executar operações inerentes ao trabalho do Geólogo e do Engº Geólogo, nomeadamente sobre cartas topográficas, geológicas e bússola de geólogo;
- testar e melhorar capacidades relativas à visualização tridimensional.
Competências específicas
No final da disciplina o aluno deve saber:
-identificar e classificar diferentes tipos de rochas dos 3 grupos principais e interrelacioná-los geneticamente;
- medir atitudes de planos geológicos (i.e. estratificação, falhas, filões);
- interpretar cartas topográficas, executar perfis topográficos e operações sobre escalas;
- determinar a declinação magnética, magneto-cartográfica e a convergência de meridianos num dado ponto e data;
interpretar cartas geológicas não complexas e executar perfís geológicos expeditos e rigorosos;
-distinguir unidades estratigráficas formais e informais.
Pré-requisitos
Não se exigem requisitos prévios.
Conteúdo
Teóricas
Importância das Geociências. A Terra no Sistema Solar. Origem e evolução da Terra.
Sismologia: ondas, escalas e cartas sísmicas, sismogramas; prevenção sísmica. Estrutura do globo terrestre: unidades do interior e superfícies de descontinuidade. Meteoritos.
Morfologia continental e oceânica. Deriva continental. Tectónica de placas - a teoria da expansão oceânica e a hipótese de Vine e Matthews. A escala paleomagnética. Noções de falha transformante e de placa litosférica. A formação de cadeias de montanhas; subducção e obducção.
Estratigrafia: dualidade da classsificação estratigráfica, correlações, estudo de uma bacia sedimentar (eustatismo e subsidência), princípios fundamentais. Descontinuidades.
Geologia estrutural: deformações na crosta (fracturação e dobramento), noção de andar estrutural, regimes tectónicos e estruturas associadas, classificação de dobras e de falhas. Hidrogeologia: O Ciclo da Água. Água subterrânea. Lei de Darcy. Definição de aquífero, aquífugo, aquicludo e aquitardo. Classificação de aquíferos. A água subterrânea como factor negativo para a engenharia civil: exemplos de obras onde podem ocorrer problemas geotécnicos criados pela presença de água subterrânea.
Práticas
Minerais essenciais. O ciclo das rochas. Análise macroscópica dos principais tipos de rochas e respectivos processos geológicos.
A bússola.
Cartas topográficas. Mapas geológicos: perfís e interpretação.
Bibliografia
K.CONDIE & R.SLOAN (1998). Origin and Evolution of Earth. Prentice Hall, New Jersey, 485 p.
W.HAMBLIN & E.CHRISTIANSEN (1998). Earth’s dynamic systems. Prentice Hall, New Jersey, 8ª ed.
F.PRESS, R.SIEVER, J.GROTZINGER & T.JORDAN (2003). Understanding Earth. W.Freeman & Co., New York, 4ª ed.
B.SKINNER, S.PORTER & D.BOTKIN (1999). The Blue Planet: an introduction to Physical Geology. MacMilan Publ. Co., New York, 4ª ed.
A.STRAHLER & A.STRAHLER (1996). Introducing Physical Geography. John Wiley & Sons, Inc., New York, 2ª ed.
Método de ensino
Na disciplina são utilizados diferentes métodos de ensino, a saber:
- Ensino tutorial, para a componente lectiva presencial prevista no calendário escolar, para as componentes teórica e teórico-prática.
- Ensino assistido, não presencial, utilizando o Moodle, onde o aluno contacta o docente para colocar dúvidas, para além das horas convencionais semanais destinadas a dúvidas, previstas na Lei.
Método de avaliação
Realização de 4 testes correspondentes a 4 partes distintas das matérias teóricas e práticas: T1 – 1ª parte teórica; T2 – 2ª parte teórica; P1 - 1ª parte prática; P2 – 2ª parte prática.
A classificação final (F) é obtida da seguinte forma:
F = (T + P)/2
em que T = (T1+T2)/2 e P = (P1+P2)/2
Para aprovação na disciplina:
- F >= 9,5/20
- Obter pelo menos 6/20 valores em qualquer das componentes da avaliação T1, T2, P1 e P2