
Bioquímica Nutricional
Código
10720
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Química
Créditos
3.0
Professor responsável
Isabel Borges Coutinho Medeiros Dias
Horas semanais
3
Total de horas
33
Língua de ensino
Português
Objectivos
Adquirir conhecimentos sobre a composição, ingestão, digestão e metabolismo dos materiais alimentares e sobre as patologias relacionadas com a alimentação. Conhecer a experiência sensorial no contexto alimentar. Conhecer aspectos ligados à legislação, regulamentos e normas em vigor no âmbito da qualidade alimentar. Adquirir competências na apresentação, análise e discussão de conhecimentos no âmbito da nutrição humana e animal e da ciência e tecnologia dos alimentos.
Conteúdo
Alimentos. Macronutrientes e micronutrientes. Consumos e reservas energéticas no corpo humano. Taxas metabólicas basal e total e efeito térmico dos alimentos. Carências energéticas.Controlo hormonal do apetite. Processos mecânicos, químicos e enzimáticos da digestão. Absorção e excreção. Nome corrente, estrutura, principais IGNOREes alimentares, RDA (recomended dietary allowance)/UL(tolerable upper intake levels ) e descrição abreviada da acção das vitaminas. Carência vitamínica. Identificação, RDA/UL, funções, situações de insuficiência e de excesso e homeostase de minerais. Patologias relacionadas com a alimentação. Experiência sensorial na alimentação. Sentidos químicos. Os gostos fundamentais. Teoria estereoquímica do olfacto. Sensações trigeminais. Outros sentidos associados ao flavour.
Bibliografia
H. K. Biesalski, P. Grimm “Pocket Atlas of Nutrition”, Georg Thieme Verlag (2005)
Tom Brody, “Nutritional Biochemistry”, Academic Press, 1ª Ed., (1999)
Paul Insel, RElaine Turner, Don Ross “Nutrition”, Jones and Bartlett Publishers (2002)
Método de ensino
Aulas teórico/práticas. Os conteúdos são leccionados com recurso a Datashow e os diapositivos estarão disponíveis na página da disciplina. Uma parte das aulas será dedicada à resolução de problemas quantitativos e à pesquisa e discussão de tópicos relevantes. A avaliação inclui dois testes escritos individuais, a efectuar a meio e no fim do semestre, em horário lectivo, e a apresentação de um seminário de grupo e de um texto sobre um tema de interesse para a disciplina.
Método de avaliação
Avaliação escrita - Dois testes escritos individuais a efectuar a meio e no fim do semestre em horário lectivo.
Seminário - Apresentação de um tema de interesse para a disciplina usando Datashow e acompanhado de um texto explicativo, a decorrer no fim do semestre em horário lectivo. Consultar regulamento específico.
A classificação de cada teste contribui 35% para a nota final. A classificação do seminário/texto contribui 30% para a nota final. Será conferida aprovação à disciplina a alunos com média superior a 9.5.