Faculdade de Ciências e Tecnologia

Engenharia Geoambiental

Código

10738

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Terra

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria da Graça Azevedo de Brito

Horas semanais

6

Total de horas

64

Língua de ensino

Português

Objectivos

O objectivo é dotar os alunos de formação técnica multidisciplinar que engloba conhecimentos da engenharia geológica, do ambiente, da geoquímica e do ordenamento do território.

Fornece competências para o planeamento e elaboração de estudos que visam a resolução de problemas emergentes da ocupação humana no território, nomeadamente: 

- estudos de avaliação da contaminação de terrenos (solos e águas subterrâneas) em áreas sujeitas a requalificação ambiental; em particular: definição da metodologia de abordagem, elaboração do modelo conceptual de contaminação (IGNOREe-trajecto-alvo); planeamento dos trabalhos de investigação: definição do tipo de prospecção a realizar nas fases de investigação; espaçamento e malhas de amostragem, profundidade e procedimentos de recolha de amostras. Acompanhamento do trabalhos de investigação in situ - recolha de amostras de solo e águas (superficiais e subterrâneas). Planeamento e realização de campanhas de monitorização de águas subterrâneas. Interpretação dos dados recolhidos. Selecção e definição das acções/medidas de mitigação a adoptar;

- colaboração em projectos sujeitos a AIA – integração em equipas para. estudos de impacte ambiental, caracterização do meio afectado pelo projecto. identificação, avaliação e classificação de impactes. Elaboração de planos de remediação de impactes e monitorização.

 

Pré-requisitos

Licenciatura na área das Ciências da Terra ou afim.

Conteúdo

Engloba conhecimentos da engenharia geológica, do ambiente, da geoquímica, entre outros. Inclui os seguintes temas:

 - Legislação ambiental e directivas nacionais e europeias. Regime de responsabilidade ambiental.

 - Riscos tecnológicos: estratégia de gestão do risco. Alterações climáticas e seus efeitos: acidentes de poluição.

 - Avaliação de locais contaminados – modelo de contaminação, metodologias e fases de abordagem. Planos de investigação in situ e métodos de amostragem.

 - Geoquímica ambiental: transporte de poluentes e propriedades do meio.

 - Análise de risco para a saúde humana. Modelo de risco.  Cenários de uso e exposição. Contaminantes orgânicos e inorgânicos. Monitorização ambiental.

 - Tecnologias de remediação e acções de remediação.

 - Avaliação de impacte ambiental. Identificação e avaliação de impactes. Medidas de minimização.

A componente prática inclui a elaboração de um projecto para a requalificação ambiental de uma área degradada (inclui duas visitas de estudo).

Bibliografia

SHARMA, H. D.; REDDY, K. R. (2004) - Geoenvironmental Engineering: Site Remediation, Waste Containment, and Emerging Waste Management Technologies, 992 p.

LaGREGA, M. D., BUCKINGHAM, P. L. & EVANS, J. C. (2001) - Hazardous Waste Management. McGraw-Hill, New York, 2nd Ed., XXVI + 1202 p.

BRITO, M. G. (2005) - “Metodologia para a avaliação e remediação da contaminação por metais pesados em áreas industriais degradadas”. Dissertação apresentada para a obtenção do grau de doutor. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, 336p.

Método de ensino

Os conteúdos programáticos permitem a articulação de conhecimentos adquiridos pelos alunos noutras unidades curriculares da engenharia geológica, visando desenvolver a sua formação e actividade científica na área da engenharia geoambiental com vista a canalizar e desenvolver os conhecimentos técnicos e científicos adquiridos noutras áreas da engenharia (geológica/geotécnica, ambiental, planeamento urbano, química,...) para a resolução de problemas reais  de requalificação ambiental de áreas industriais/degradadas e desenvolver uma atitude crítica perante os principais problemas geoambientais.

Os alunos são expostos a situações e estudos actuais de avaliação da contaminação de terrenos e requalificação ambiental de áreas degradadas e, com base nas matérias apreendidas nesta unidade, deverão ter capacidade para dar resposta à resolução dos problemas apresentados.

Método de avaliação

A avaliação da disciplina é efectuada pela realização de dois testes teóricos (TT1 e TT2) e dois trabalhos práticos: um relatorio individual (RV) de uma das 2 visitas de campo e um relatorio de grupo (grupo de dois alunos) (RG). A classificação final (CF) é calculada por:

CF = (TT1+TT2) x  (60%-50%)* + (RV) x  (10%) + RG (30%-40%)*

* peso da nota a atribuir pelo aluno

 

Cursos