
Sociologia da Educação
Código
10786
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
6.0
Professor responsável
Mariana Teresa Gaio Alves
Horas semanais
5
Língua de ensino
Português
Objectivos
- Desenvolver capacidades de problematização e de pesquisa sociológica das práticas e realidades escolares e educativas, questionando explicações superficiais e imediatas;
- Construir conhecimentos básicos sobre os processos e as organizações escolares e educativas, utilizando resultados de pesquisa e métodos próprios da análise sociológica;
- Compreender e contribuir, numa perspetiva sociológica, para os debates inerentes a vários temas escolares e educativos fundamentando opiniões e posicionamentos.
Conteúdo
CONTEÚDOS:
1 – A sociologia da educação no quadro das ciências sociais e humanas
. Especificidades e resistências da abordagem sociológica
• Escola e educação como objecto da sociologia da educação
• Métodos e técnicas da investigação sociológica
2 – As transformações sociais e a educação
• A forma escolar de educação: perspectiva sócio-histórica
• A aprendizagem ao longo da vida: outras formas de educação
• Sociedades pré-moderna, moderna e contemporânea: mudanças e desafios em educação
3 – As desigualdades sociais em educação
• As variáveis sociológicas de classe social, etnicidade e género
• A relação escola-família e as estratégias/práticas educativas familiares
• As culturas juvenis e as expectativas, aspirações e projetos escolares e sociais
• O papel da escola e dos professores na construção social das desigualdades escolares
4 – Temas e debates em sociologia da educação
• Igualdade de oportunidades e equidade em educação
• Literacia e aprendizagem ao longo da vida
• Indisciplina e violência na escola
• Educação e desenvolvimento económico, social e humano
Bibliografia
Referências Básicas:
• Ana Nunes de ALMEIDA e Maria Manuel VIEIRA, A Escola em Portugal: Novos Olhares, Outros Cenários, Imprensa de Ciências Sociais, Lisboa, 2006.
• Rui CANÁRIO, O que é a Escola? Um olhar sociológico, Porto Editora, porto, 2006.
• Raymond QUIVY e Luc CAMPENHOUDT, Manual de Investigação em Ciências Sociais, edições Gradiva, Lisboa, 1992.