
Investigação na Prática Pedagógica II
Código
10793
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Matemática
Créditos
6.0
Professor responsável
Helena Cristina Oitavem Fonseca da Rocha, Maria Helena Coutinho Gomes Almeida Santos
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta disciplina tem por objectivos a discussão, problematização, realização e experimentação didática nos tópicos dos programas do Ensino Básico e Secundário, bem como em todos os aspectos relacionados com a intervenção educativa. Pretende-se especialmente proporcionar momentos de preparação, implementação e reflexão sobre a indução na prática pedagógica do trabalho de estágio. Os alunos aprofundarão os conceitos matemáticos que compõem o currículo, discutindo-os do ponto de vista teórico, implementando métodos e estratégias de ensino dos mesmos e experimentando e testando os resultados em termos de aprendizagem. Espera-se que os futuros professores, com base numa postura de investigadores, desenvolvam uma abordagem dos conteúdos matemáticos diversificando os métodos e estratégias de ensino. Partindo de uma metodologia de investigação-ação, pretende-se continuar o desenvolvimento do trabalho de investigação já iniciado no 1º semestre, que culminará no Relatório de Estágio
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
Modos de intervenção: no meio, na escola, na direção de turma, na turma, na aula.
Aprofundamento da intervenção pedagógica:
Investigação Pedagógica em Aritmética
Investigação Pedagógica em Álgebra
Investigação Pedagógica em Análise
Investigação Pedagógica em Geometria
Investigação Pedagógica em Probabilidades e Estatística
Bibliografia
Matos, J. M., & Serrazina, M. L. (1996). Didáctica da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta.
Moore, D. S., & McCabe, G. P. (1989). Introduction to the Practice of Statistics. New York: W. H.
Freeman and Company.
Ponte, J. P., Oliveira, H., Cunha, M. H., & Segurado, M. I. (1998). Histórias de investigações
matemáticas. Lisboa: IIE.
Silva, J. C., & Leal, C. M. F. (1996). Análise Matemática Aplicada. Lisboa: McGraw-Hill.
Veloso, E. (1998). Geometria: temas actuais. Lisboa: Instituto Inovação Educacional.
Programas para o Ensino Básico e Secundário, Manuais Escolares em vigor, Brochuras e outros materiais pedagógicos.
Método de ensino
Aulas teóricas sobre os temas dos conteúdos programáticos. Os alunos, organizados em grupos, farão uma apresentação sobre os vários temas propostos.
Aulas teórico/práticas para construir e explorar modelos matemáticos propostos pelo professor e desenvolvidos em colaboração com os alunos.
Aulas práticas para construção e exploração de modelos matemáticos pelos alunos. Apresentação e discussão dos trabalhos realizados pelos alunos.
Método de avaliação
A avaliação será contínua e terá por base:
A participação dos alunos no trabalho da aula,
A apresentação e discussão dos temas propostos,
A elaboração de um relatório sobre os temas apresentados,
A realização e apresentação de tarefas de modelação possíveis de utilizar na sala de aula,
A realização de um trabalho individual sobre o tema “A modelação no ensino e aprendizagem da matemática”.
Realização de um teste de avaliação sumativa.
Os trabalhadores estudantes e os restantes alunos em casos excepcionais e devidamente justificados, poderão optar por substituir a participação no trabalho da aula por um exame final.