
Interação Pessoa-Máquina
Código
10796
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Informática
Créditos
6.0
Professor responsável
Nuno Manuel Robalo Correia, Teresa Isabel Lopes Romão
Horas semanais
4
Total de horas
57
Língua de ensino
Português
Objectivos
Saber
- Ter consciência da importância da interface como componente de um sistema interactivo.
- Compreender os factores humanos que condicionam a utilização dos sistemas interactivos.
- Compreender e utilizar novos paradigmas tecnológicos e metáforas de interacção.
- Conhecer e aplicar os princípios de usabilidade.
- Conhecer e aplicar diversas técnicas de prototipagem.
- Conhecer e aplicar diversas técnicas de avaliação de interfaces.
- Enquadrar IPM num Projecto de Engenharia.
- Discutir a investigação recente no campo da interacção pessoa-máquina (HCI)
Fazer
- Analisar e especificar os requisitos dos utilizadores.
- Desenhar, implementar e avaliar interfaces (Desenho iterativo).
- Criar soluções inovadoras de resposta a problemas de interacção.
Conteúdo
- Introdução - Human-Computer Interaction (HCI): o quê, para quê, quando?
- Princípios de usabilidade
- Características dos sistemas interactivos
- Factores humanos e tecnológicos que condicionam a utilização de um sistema interactivo
- Desenha centrado no utilizador e processo de desenho iterativo de interfaces
- Análise de tarefas e utilizadores
- Sketching e prototipagem
- Princípios de desenho de interacção
- Estilos de interacção
- Desenho gráfico
- Paradigmas de interacção
- Técnicas de avaliação
- Perspectivas futuras
Bibliografia
Recomendada
- Dix, A., Finlay, J., Abowd, G. and Beale, R., Human-Computer Interaction. Prentice Hall Europe, London, 2003.
- Norman, D., The Design of Everyday Things. MIT Press, 1998.
- Nielsen, J., Usability Engineering, Academic Press, 1993.
Complementar
- Mullet, K. and Sano, D., Designing Visual Interfaces, Prentice Hall, 1995
- Shneiderman, B., Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction. Addison-Wesley, Reading, Massachusetts, 1998.
- Moggridge, B., Designing Interactions. MIT Press, Massachusetts, 2007.
- Tufte, E., Envisioning Information, Cheshire, Connecticut Graphic Press, 2003.
Método de avaliação
A avaliação continua da unidade curricular é composta por 4 elementos: 2 testes escritos individuais efectuados ao longo do semestre e 2 trabalhos práticos que no seu conjunto correspondem a um projecto de desenvolvimento de uma interface para um sistema interactivo.
Fórmula de cálculo da nota final:
- NotaFinal = 35%Teste1 + 35%Teste2 + 15%TrabPratico1 + 15%TrabPratico2
A aprovação à unidade curricular exige as seguintes notas mínimas:
(média (Teste1; Teste2) >= 10) AND (media(Trab_Pratico1; Trab_Pratico2) >= 10)
Os alunos que obtiveram notas positivas nos trabalhos práticos e não obtiveram aprovação nos testes escritos poderão ainda realizar um exame, cuja nota substituirá a nota dos testes no cálculo da nota final.
Datas de avaliação:
Teste1: 24 de Outubro
Teste2: 2 de Dezembro
Avaliação do primeiro protótipo: 14 de Outubro
Discussão final dos trabalhos: a determinar